Texto base: Studiare 12050
Observe as cenas a seguir. Coloque os quadros na ordem correta, observando a sequência das cenas e usando os números na forma ordinal. Numere primeiro os quadrinhos de cima e depois os quadrinhos de baixo. Disponível em: <http://fotos.sapo.pt/laramarquesblog>. Acesso em: 28 dez. 2015.
Enunciado:
A sequência correta é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(FUVEST 2009 1ª FASE) Dos termos sublinhados nas frases abaixo, o único que está inadequado ao contexto ocorre em:
- Geografia | 8. Regionalização
(FUVEST 2011 1° FASE) O rico patrimônio histórico-arquitetônico da cidade de São Luiz do Paraitinga, parcialmente destruído pelas chuvas no início de 2010, associa-se a um fausto vivido pelo Vale do Paraíba, no passado, entre final do século XIX e início do século XX, proporcionado pela cultura do café.
Considere as seguintes afirmações sobre o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
I. A pecuária leiteira, que se desenvolveu no Vale, a partir da crise do café, é, ainda hoje, uma atividade econômica praticada na região.
II. Essa região abriga as maiores hidrelétricas do Estado, responsáveis pelo fornecimento de energia para a Região Metropolitana de São Paulo.
III. O relevo de Mares de Morros marca a paisagem dessa região, estendendo-se, também, para outros estados brasileiros.
IV. A industrialização dessa região foi favorecida por sua localização, entre as duas maiores cidades brasileiras, bem como por sua acessibilidade rodoviária.
Está correto o que se afirma em
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Leia atentamente o texto a seguir:
Conta-se que, certa vez, Hierão, rei de Siracusa, no século III a.C. havia encomendado uma coroa de ouro, para homenagear uma divindade que supostamente o protegera em suas conquistas, mas foi levantada a acusação de que o ourives o enganara, misturando o ouro maciço com prata em sua confecção. Para descobrir, sem danificar o objeto, se o seu interior continha uma parte feita de prata, Hierão pediu a ajuda de
Arquimedes. Ele pôs-se a procurar a solução para o problema, a qual lhe ocorreu durante um banho. A lenda afirma que Arquimedes teria notado que uma quantidade de água correspondente ao seu próprio volume transbordava da banheira quando ele entrava nela e que, utilizando um método semelhante, poderia comparar o volume da coroa com os volumes de iguais pesos de prata e ouro: bastava colocá-los em um recipiente cheio de água, e medir a quantidade de líquido derramado. Feliz com essa fantástica descoberta, Arquimedes teria saído à rua nu, gritando " Eureka! Eureka!" ("Encontrei! Encontrei!"').
Sabendo que o volume de água deslocado por um corpo ou objeto poderá ser calculado através da fração algébrica , na qual m é a massa do corpo e d sua densidade e ainda que a densidade do ouro é aproximadamente 1,8 vezes maior que a densidade da prata, marque a afirmativa CORRETA.
- Física | 7.2 Quântica
As células fotovoltaicas (placas semicondutoras compostas de silício) são os componentes principais dos painéis solares e são capazes de converter, com certa eficiência, parte da energia dos raios solares em energia elétrica. Essa conversão é causada pelo fenômeno físico denominado “efeito fotoelétrico”, que pode ocorrer em uma variedade de materiais, incluindo metais e semicondutores.
Na superfície dos metais, a sequência de eventos que caracteriza esse efeito, de forma simplificada, é a
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UNEMA) A bactéria anaeróbia Clostridium botulinum é um habitante natural do solo que se introduz nos alimentos enlatados mal preparados e provoca o botulismo. Ela é absorvida no aparelho digestivo e, cerca de 24 horas, após a ingestão do alimento contaminado, começa a agir sobre o sistema nervoso periférico causando vômitos, constipação intestinal, paralisia ocular e afonia. Uma medida preventiva contra esse tipo de intoxicação é não consumir conservas alimentícias que apresentem a lata estufada e odor de ranço, devido à formação da substância CH3CH2CH2COOH.
O composto químico identificado, no texto, é classificado como