A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aos indivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto oposto” ao indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Porém, esse “nós” não passa a existir porque um grande número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une e resolve formar uma associação. Nenhuma das funções sociais existe sem as outras.
ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 (adaptado).
No excerto, nota-se que, para o sociólogo Norbert Elias, as funções sociais estão associadas aos(às)
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNESP) Dentre as complicações que um portador de diabetes não controlado pode apresentar está a catarata, ou seja, a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, fica intumescido e tem seu raio de curvatura diminuído (figura 1), o que provoca miopia no paciente. À medida que a taxa de açúcar no sangue retorna aos níveis normais, o cristalino perde parte do excesso de água e volta ao tamanho original (figura 2). A repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando sua opacificação.
(www.revistavigor.com.br. Adaptado.)
De acordo com o texto, a miopia causada por essa doença deve-se ao fato de, ao tornar-se mais intumescido, o cristalino ter sua distância focal
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).
De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Um chuveiro elétrico de resistência elétrica R está ligado a uma tomada de 110 V.Desejando-se diminuir a corrente elétrica que passa no resistor, sem alterar a potência elétrica do chuveiro, deve-se ligá-lo em tomada de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto 1 Estudos mostram que, no século dezenove, nos engenhos, os filhos de escravos, como seus pais , passavam pelo mesmo tormento de ter que trabalhar, cortar a cana de açúcar, arrastá-la e picá-la em pedaços, colocando-a para moer, espremer e ferver. Podemos supor , então, que seus pequenos corpos também experimentaram o desconforto das altas temperaturas emanadas das caldeiras das casas de purgar, local onde se fabricava o açúcar. Também nas demais atividades em que se empregava mão de obra escrava, a criança trabalhou desde cedo em tarefas que exigiam esforços muito superiores às suas possibilidades físicas. Acompanhando seus pais, fazia desde serviços domésticos (servir, lavar, passar, cozer roupas e consertar sapatos) até trabalhos em madeira. No campo, pastoreava gado e realizava tarefas na roça. Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015. Texto 2 No século vinte, com o surgimento das fábricas as crianças passaram a trabalhar manipulando as máquinas, se submetendo a trabalhos perigosos, temperaturas altas, não usavam nenhum equipamento de proteção e a jornada de trabalho enorme era de até 12 horas. Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
Compare os textos e escreva uma semelhança e uma diferença entre a situação do trabalho infantil no passado e atualmente:
Semelhança:
Diferença:
Disponível em: http://www.diariodosertao.com.br/img/upload/images/Setembro_esse/trabalho_infantil_ssousa_fepeti_5.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.
Disponível em: http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/10/wcms_239994.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Musgos são plantas extremamente pequenas, não ultrapassando a altura de poucos centímetros. Estas plantas parecem formar um tapete verde nos troncos de árvores, em folhas ou em rochas. Diferente do que descrevem histórias de ficção científica, musgos gigantes não poderiam ocorrer de fato na realidade. Escolha a alternativa que descreve o motivo que impede esses seres de atingirem grandes tamanhos.