A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aos indivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto oposto” ao indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Porém, esse “nós” não passa a existir porque um grande número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une e resolve formar uma associação. Nenhuma das funções sociais existe sem as outras.
ELIAS, N. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 (adaptado).
No excerto, nota-se que, para o sociólogo Norbert Elias, as funções sociais estão associadas aos(às)
Questões relacionadas
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
Certos tipos de superfícies na natureza podem refletir luz de forma a gerar um efeito de arco-íris. Essa característica é conhecida como iridescência e ocorre por causa do fenômeno da interferência de película fina. A figura ilustra o esquema de uma fina camada iridescente de óleo sobre uma poça d’água. Parte do feixe de luz branca incidente (1) reflete na interface ar/óleo e sofre inversão de fase (2), o que equivale a uma mudança de meio comprimento de onda. A parte refratada do feixe (3) incide na interface óleo/água e sofre reflexão sem inversão de fase (4). O observador indicado enxergará aquela região do filme com coloração equivalente à do comprimento de onda que sofre interferência completamente construtiva entre os raios (2) e (5), mas essa condição só é possível para uma espessura mínima da película. Considere que o caminho percorrido em (3) e (4) corresponde ao dobro da espessura E da película de óleo.
Disponível em http://2011.igem.org Acesso em: 18 nov. 2014 (adaptado)
Expressa em termos do comprimento de onda (λ), a espessura mínima é igual a
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. A temperatura de ebulição de um líquido é a temperatura na qual a pressão de seus vapores atinge a pressão atuante sobre a superfície do mesmo, caracterizando um movimento tumultuoso do líquido e acarretando a explosão das bolhas de vapor. Reduzindo a pressão, isto é, fazendo-se vácuo no sistema, a temperatura de ebulição diminuirá característica da destilação a vácuo ou destilação a baixa pressão. Algumas frações do petróleo só conseguem ser isoladas por esse método especial de destilação.
Nas refinarias de petróleo o método especial de separação das suas frações é utilizado para se obter a fração
- Física | E. Geradores e Receptores
(EPCAR) Um estudante dispõe de 40 pilhas, sendo que cada uma delas possui fem igual a 1,5 V e resistência interna de 0,25 Ω. Elas serão associadas e, posteriormente, ligadas num resistor de imersão de resistência elétrica igual a 2,5 Ω. Desejando-se elevar a temperatura em 10 °C de 1000 g de um líquido cujo calor específico é igual a 4,5 J/g °C, no menor tempo possível, este estudante montou uma associação utilizando todas as pilhas.
Sendo assim, o tempo de aquecimento do líquido, em minutos, foi, aproximadamente, igual a
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
O governo, num programa de moradia, tem por objetivo construir 1 milhão de habitações, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada. Um dos modelos de casa popular proposto por construtoras deve apresentar 45 m2 e deve ser colocado piso de cerãmica em toda sua a área interna. Supondo que serão construídas 100 mil casas desse tipo, desprezando-se as larguras das paredes e portas, o número de peças de cerâmica de dimensões 20 cm x 20 cm utilizadas será:
- Língua Portuguesa | E. Crase
(UTFPR) RELÍQUIAS EM EXPOSIÇÃO
Fora os traços arquitetônicos que remetem ao passado, a Fazenda São Francisco conta com uma sala de memória, recheada de relíquias do século 19. São documentos, fotos e objetos do período, como as fronhas de linho bordado que a Princesa Isabel usou em sua visita à região em 1872. No ano passado, o espaço ganhou um anexo, o Museu Armando Vianna, com mais de 40 trabalhos do artista carioca entre pinturas, desenhos e fotografias.
(AZUL Magazine, ed.01, maio 2013, p. 50)
Reescrevendo o trecho negritado, mantém-se o uso da crase substituindo a palavra “região” por:
I. local.
II. cidade.
III. fazenda.
IV. museu.
V. espaço.
Estão corretos os itens: