Brindando no escuro
“Diga ao seu chefe que vai demorar 99 anos para se atrasar de novo”, brincava o garçom da pizzaria Luke, localizada em frente à praia em Isle of Palms. O estabelecimento servia bebidas alcoólicas inspiradas no fenômeno astronômico e as pessoas se desejavam “um feliz eclipse”. Questões, normalmente técnicas, sobre astronomia eram parte de um debate tranquilo entre os clientes no bar. A televisão e os jornais locais só falavam do eclipse. E pouco antes da chegada da escuridão, a pizzaria Luke fechou suas portas para que todos saíssem à rua e olhassem para o céu.
Joan Faus, El País, 22 de agosto de 2017.
O texto acima se refere a um importante acontecimento astronômico recente que pode ser observado em sua totalidade em algumas regiões dos Estados Unidos.
Esse fenômeno
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Exmº Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[…]
ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha – um telegrama; porque se deitou pedra na rua – um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela – um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILIANO RAMOS RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.
O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor:
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
(ENEM 2017 LIBRAS)
E a sujeira virou arte
Dia após dia, a poluição invisível dos canos de descarga vai grudando nos muros junto à fuligem de fogueiras acesas por moradores de rua, até que não seja mais possível distinguir o limpo original do sujo acumulado. É nesse momento que surge o artista visual Drin Cortes, 27. Com um pano úmido, um pincel e uma garrafa de água — e nada além —, ele tem transformado a paisagem da capital mineira ao usar a técnica do grafite reverso, que consiste em apagar a sujeira para criar desenhos que dialogam com a problemática da cidade. O trabalho [atual] consiste em desenhar rostos de pessoas desaparecidas, que tenham em sua história alguma relação com as drogas. “Esse lugar respira o problema da droga. O usuário de crack muitas vezes é tratado de forma hostil. Essa é uma forma de as pessoas passarem por aqui e olharem duas vezes para aquilo que a sujeira esconde. E que, na verdade, elas não veem porque não querem”, diz.
SIMÕES, L. Disponível em: www.otempo.com.br. Acesso em: 3 fev. 2015 (adaptado).
A arte pode representar padrões de beleza ou ter o propósito de questioná-los, permitindo que a sociedade reveja valores e preconceitos. O artista Drin Cortes utiliza da técnica do grafite reverso com o objetivo de
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIFACS) O estudo moderno da Eletricidade teve como pontos de partida a construção, em 1800, da primeira pilha elétrica, pelo físico italiano Alessandro Volta e a descoberta realizada pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted de que toda corrente elétrica gera, no espaço que a envolve, um campo magnético. Era o ano de 1820. A partir daí, ocorreu um rápido desenvolvimento da eletricidade prática, com a construção de eletroímãs, motores elétricos, geradores mecânicos de energia elétrica, destacando-se, nesse processo, o matemático e físico francês André-Marie Ampère e o físico e químico inglês Michael Faraday. Muitos aparelhos elétricos fazem parte do nosso dia-a-dia. Os liquidificadores, por exemplo, [...] têm como dispositivo básico o motor elétrico.
(FERRARO; SOARES, 2001, p. 474).
Alessandro Volta, físico italiano, construiu a primeira pilha elétrica, no final do século XVIII, empilhando discos de cobre (E° =+0,34V) e zinco (E° = - 0,76V), alternadamente, separados por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico, H2SO4 (aq).
A análise sobre a pilha construída por Alessandro Volta permite afirmar que:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Pesquisadores anunciaram ter utilizado nanotecnologia num protótipo capaz de recarregar celulares com a energia da vibração gerada pelo barulho do ambiente. O equipamento, do tamanho de um celular convencional, utiliza nanotubos de óxido de zinco que geram eletricidade ao serem distendidos ou comprimidos pelo barulho de conversas, de música ou de trânsito.
Disponível em: www.pagina22.com.br. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).
O equipamento em questão é capaz de obter energia elétrica através de que tipo de onda?
- Química
Analise o texto abaixo, que contém lacunas, e as fórmulas a seguir.
A carne de panela é um prato muito apreciado da culinária tradicional, mas em geral é bastante gorduroso, o que o torna inconveniente para muitas pessoas. Para obter uma carne de panela saborosa e com pouca gordura, uma possibilidade é cozinhá-la normalmente, com bastante molho, e deixá-la esfriar; depois, levar à geladeira. Devido a sua __________, a gordura forma placas sólidas por cima do molho, podendo ser facilmente removida. Depois, é só aquecer novamente e tem-se uma carne de panela saborosa e pouco gorda. Esse método é bom para retirar a gordura e o colesterol (sempre presente na gordura animal), mas há uma desvantagem. É que muitos nutrientes são constituídos de moléculas de baixa polaridade, dissolvendo-se preferencialmente em __________. Por isso, são perdidos na remoção das placas, o que poderia levar, por exemplo, à perda do __________.
Os termos que completam corretamente as lacunas são: