Leia com atenção as afirmações a seguir:
I. Quando a água líquida ferve em uma chaleira ocorre vaporização (a água passa do estado líquido para o gasoso).
II. Quando o gelo é retirado de um geladeira e deixado na temperatura ambiente ocorre sublimação (o gelo passa do estado sólido para o gasoso).
III. Quando o vapor de água entra em contato com uma superfície mais fria ocorre condensação (o vapor de água passa do estado gasoso para o líquido).
Estão corretas:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O quadro apresenta cinco cidades de um estado, com seus respectivos números de habitantes e quantidade de pessoas infectadas com o vírus da gripe. Sabe-se que o governo desse estado destinará recursos financeiros a cada cidade, em valores proporcionais à probabilidade de uma pessoa, escolhida ao acaso na cidade, estar infectada.
Qual dessas cidades receberá maior valor de recursos financeiros?
- Biologia | 09. Botânica
(Cefet MG) Em uma situação específica, uma prática comum consiste em envolver frutos em folhas de jornal durante alguns dias com o objetivo de
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
A tipagem sanguínea do sistema ABO de uma família revelou um resultado intrigante. Cada um dos quatro filhos do casal tinha um tipo sanguíneo distinto: A, B, AB e O, sendo que o pai tem o tipo sanguíneo A e a mãe o tipo sanguíneo B.
A variabilidade encontrada na descendência do casal pode ser explicada pela ocorrência de um fator evolutivo que se relaciona ao(à)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.1 Palavra e Os Sentidos/Família de Ideias
Texto base: Leia o texto a seguir.
O mundo parece um livro cheio de quase tudo. Às vezes a gente olha uma coisa e vê outra. Por exemplo, se o céu azul de repente fica cinza a gente vê o céu cinzento e adivinha que vem vindo chuva. Não está chovendo ainda mas só de olhar a gente sente que vai chover e anda mais depressa para chegar em casa antes do toró desabar. O professor entra na classe para dar a nota da prova. Pela cara, pelo jeitão, pelo olhar, pelo tom de voz, a gente já sabe se foi bem ou se tudo está perdido. [..] Existe coisa que a gente fala e todo mundo entende mas ninguém sabe como. Um exemplo, falar que a pessoa tem um parafuso a menos. Ninguém tem parafuso nem a mais e nem a menos, mas todo mundo entende. Dizer que não sei quem entrou pelo cano. Não existe cano nenhum, mas todo mundo entende. Achar que está quente pra chuchu. Não tem nem chuchu nem sombra de chuchu, mas todo mundo entende. É que às vezes, no mundo, é comum a gente falar uma coisa para dizer outra coisa ou, às vezes, enxergar uma coisa no lugar de outra. [...] AZEVEDO, Ricardo. Menino sentindo mil coisas. São Paulo: Ática, 1995, p. 13-14
- Para você qual é o sentido da primeira frase do texto?
- Quando o autor afirma que, às vezes, a gente olha uma coisa e vê outra, o que ele quis dizer?
- História | 1.2 Início da Colonização
É preciso ressaltar que, de todas as capitanias brasileiras, Minas era a mais urbanizada. Não havia ali hegemonia de um ou dois grandes centros. A região era repleta de vilas e arraiais, grandes e pequenos, em cujas ruas muita gente circulava.
PAIVA, E. F. O ouro e as transformações na sociedade colonial. São Paulo: Atual, 1998.
As regiões da América portuguesa tiveram distintas lógicas de ocupação. Uma explicação para a especificidade da região descrita no texto está identificada na