A tipagem sanguínea do sistema ABO de uma família revelou um resultado intrigante. Cada um dos quatro filhos do casal tinha um tipo sanguíneo distinto: A, B, AB e O, sendo que o pai tem o tipo sanguíneo A e a mãe o tipo sanguíneo B.
A variabilidade encontrada na descendência do casal pode ser explicada pela ocorrência de um fator evolutivo que se relaciona ao(à)
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
“Existe um equilíbrio entre a água que sai dos capilares pelo efeito da pressão arterial e a água que retorna aos capilares pelo efeito da pressão osmótica do sangue venoso ou pela drenagem do sistema linfático. Os capilares do sistema linfático são estruturas em fundo cego que drenam o excesso de líquido do tecido conjuntivo para os vasos linfáticos. Estes se reúnem e desembocam em veias do sistema sanguíneo.
Quando algum fator altera esse equilíbrio, pode sobrar água livre no tecido conjuntivo, originando um EDEMA.”
Das opções abaixo, NÃO REPRESENTA um fator causador de um edema:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
A figura representa o esquema de um coração humano, no qual estão indicadas algumas de suas estruturas.
Analise as proposições em relação a este órgão.
I. O sangue arterial circula dentro das artérias e o venoso dentro das veias.
II. As artérias pulmonares esquerda e direita conduzem o sangue venoso aos pulmões.
III. O ventrículo direito do coração possui paredes mais espessas do que o ventrículo esquerdo, pois tem que impulsionar o sangue rico em oxigênio para todo o corpo.
IV. As veias cavas trazem o sangue venoso dos pulmões ao átrio direito do coração.
V. As paredes das veias possuem músculos que auxiliam na impulsão do sangue.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 03. Bioquímica
É comum ouvir as pessoas comentarem que sentem o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, com muitas ocupações e pouco tempo para realizá-las. Assim, negligenciam até cuidados básicos como a atenção para as necessidades de água do corpo, que mais cedo ou mais tarde, podem resultar numa desidratação que pode evoluir para insuficiência renal e morte. A água no contexto fisiológico é importante para o corpo humano porque:
I. É o meio onde ocorre o transporte de nutrientes, reações metabólicas e transferência de energia.
II. O deficit de água acarreta aumento na concentração dos sais no meio extracelular, provocando redução do volume do meio intracelular.
III. Solubiliza todas as macromoléculas, necessitando-se ingerir uma quantidade de água superior à perdida diariamente a fim de manter o balanço hídrico.
IV. Os rins necessitam de líquido, especialmente água, para retirar as impurezas do sangue e controlar a pressão arterial.
Estão CORRETAS as sentenças:
[III] Falso. As substâncias orgânicas apolares, tais como os lipídios e as vitaminas lipossolúveis, não se dissolvem na água.
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Texto base: Um estudante está realizando estudos sobre países situados na zona tropical e tem dúvidas sobre qual projeção aplicar no mapa que será elaborado com os dados obtidos.
Enunciado:
Sabendo-se que os dados são comparativos e a representação deverá ser feita em um planisfério, qual será a projeção cartográfica mais adequada a esse estudo?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
As cidades, normalmente, são as mais afetadas por inundações, enchentes e deslizamentos. Muito embora as inundações sejam fenômenos naturais, as mudanças nas formas de uso e ocupação nas cidades incrementam esses fenômenos, que se tornam potencialmente mais perigosos.
BARROS, M. et al. Vulnerabilidade socioambiental à inundação. Confins, nº 24, 2015 (adaptado).
Caracterizam exemplos de intervenções nas cidades que potencializam os fenômenos naturais descritos no texto a