Leia o texto referente à má influência dos Vídeos Games na vida do ser humano .
Estudos realizados por pesquisadores estadunidenses, desde o ano de 1999, mostram que as crianças sofrem influências dos games eletrônicos violentos. Segundo especialistas, os hábitos adquiridos na infância serão base para comportamentos na fase adulta que terão como consequências a falta de sensibilidade e a indiferença diante dos problemas do seu semelhante. O infográfico, denominação para o tipo de gráfico apresentado, mostra o aumento do índice de tiros contra alvos humanos, desde a Segunda Guerra Mundial, após treinamento militar dos soldados estadunidenses com jogos eletrônicos violentos. Analise-o.
Fonte: Revista Superinteressante, ano 13 - Número 6 - Editora Abril / 2010
De acordo com o infográfico e com as informações apresentadas:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem que destaca um dos sentidos do corpo humano.
Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/imagens/cheira.jpg>. Acesso em: 15 out. 2012.
Explique o papel desse sentido na percepção do ambiente pelo indivíduo.
- Filosofia - Fundamental | 1. Introdução à Filosofia
No poema Sobre a Natureza Parmênides afirma: "os únicos caminhos de inquérito que são a pensar: o primeiro que é e, portanto que não é não ser, de Persuasão é caminho (pois à verdade acompanha); o outro, que não é e, portanto que é preciso não ser, este então, eu te digo, é atalho de todo incrível; pois nem conhecerias o que não é nem o dirias.". Pode-se daí inferir que
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto para responder à questão.
Dica de leitura: “A fada que tinha ideias”.
Porque quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda
. Hoje vou falar sobre um clássico da literatura infantil e que foi um dos meus preferidos na minha infância: “A fada que tinha ideias” da consagrada Fernanda Lopes de Almeida e com ilustrações de Edu. A edição que tenho hoje em casa é a quinta impressão publicada pela Editora Ática. […] Se não leu, tem que ler. Simples assim. A história é sobre um mundo onde as fadas vão à escola e têm suas rotinas. No meio disso está Clara Luz, uma fadinha questionadora e criativa. […] Resolvi falar desse livro hoje porque não para de chover lá fora e meu trecho favorito desde pequena é quando a fada Clara Luz usa sua mágica para criar uma chuva multicolorida. Já pensou se ela estivesse agora lá nas nuvens, fazendo suas estripulias e nos presenteando com uma chuva assim? Adoro chuvas e céus acinzentados nublados, mas não seria nada ruim olhar pela janela e ver uma chuva com cores de arco-íris lavando nosso dia, não é mesmo? […] Disponível em: <http://karaminholas.blogspot.com.br/2012/01/dica-de-leitura-fada-que-tinha-ideias.html>.
Acesso em: 12 fev. 2013. Adaptado.
A frase do texto em que se apresenta uma opinião sobre o livro é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Quizá pienses que la filosofía es cosa del pasado o de
eruditos, pero no es así. Y cada vez son más quienes la
descubren de forma casual o llevados por el currículo
escolar y quedan hechizados por ella, sobre todo muchos
[5] jóvenes y adolescentes. Porque, como explica el profesor de
filosofía Joan Méndez, la lectura atenta de las aportaciones
de los grandes pensadores ayuda a vivir mejor.
Su colega Xavier Serra, asegura que “la filosofía es
esencial para entender el mundo en que se vive sin caer en
[10] los fanatismos, en ser víctimas de la manipulación o en
perder el contacto con el mundo real”, y eso la convierte
“en una de las mejores terapias para superar las angustias
contemporáneas”. Y para que cada cual constate por sí
mismo sus efectos, Méndez, Serra e Ignasi Llobera,
[15] apuntan lecturas y pensadores “de utilidad” para algunos
de los problemas que más preocupan en la actualidad.
La hiperinformación. Byung-Chul Han, destacado
diseccionador de la sociedad actual, argumenta que
vivimos una fase debilitada de comunicación porque esta
[20] ha degenerado en mero intercambio de información, las
relaciones se ven reemplazadas por las conexiones y sólo
se conecta con los iguales.
El placer. Identificar felicidad con placer y rehuir la
frustración y el sufrimiento no son atributos exclusivos de
[25] La sociedad actual. En el siglo IV antes de Cristo, Epicuro
Fundó el epicureísmo, una corriente filosófica según la cual
la clave de una vida feliz es conseguir acumular la mayor
cantidad de placer mientras se reduce al máximo el dolor.
La libertad. El debate en torno al binomio libertad y
[30] Responsabilidad no es una porfía nueva. En El
existencialismo es un humanismo, Jean-Paul Sartre
razona que, dado que las personas están condenadas a la
libertad, inevitablemente han de afrontar, sin excusas, que
son responsables de sus elecciones. En su ensayo Ética
[35] para Amador,Fernando Savater deja claro, en un
lenguaje directo y coloquial dirigido a los adolescentes,
que não é o meu trabalho que permisividad porque "não
tudo da igual", y argumenta que la responsabilidad es el
reverso de la medalla de la libertad, que una sin otra no
[40] pueden existir porque la responsabilidad es la que confirma
que el hombre es libre.
Internet: www.lavanguardia.com (con adaptaciones)
Con relación al texto de arriba, juzgue lo próximo ítem.
El trecho "ha degenerado en mero intercambio de información" (l.20) se puede sustituir por degeneró en un simple intercambio de información, sin comprometer su función sintáctica y semántica.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
A mitologia grega é bastante rica em termos de contos e explicações da origem do mundo, a tudo atribuindo os poderes dos deuses gregos, que segundo a crença geral, moravam no Monte Olimpo.
Dizem as lendas gregas que, no princípio, havia somente o grande Caos, do qual surgiram os Velhos Deuses, ou Titãs, dirigidos pelo deus Cronos (Tempo). Zeus era um filho de Cronos e chefiou a rebelião da nova geração dos deuses - chamados Deuses Olímpicos - que dominaram a Grécia em toda a sua época clássica. Os principais deuses olímpicos são:
Zeus
É o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, era o sexto filho de Cronos. Como seus irmãos, deveria ser comido pelo pai, mas a mãe deu uma beberagem a Cronos e este vomitou novamente o filho; este e seus irmãos, também vomitados na mesma hora, uniram-se contra o pai, roubaram os raios e venceram a batalha. Os raios, fabricados pelo deus Hefaistos, eram o símbolo de Zeus.
Zeus para os gregos e Júpiter para os romanos.
Palas Atena ou Atenéia
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Palas nasceu já adulta, na ocasião em que Zeus teve uma forte dor de cabeça e mandou que Hefaistos, o deus ferreiro, lhe desse uma machadada na fronte; daí saiu Palas Atena. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.
Palas para os gregos e Minerva para os romanos.
Apolo
Deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através da Pitonisa, sacerdotisa de Apolo que entrava em transe devido aos vapores vindos das profundezas da terra.
Ártemis
A Diana dos romanos, era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.
Ártemis para os gregos e Diana para os romanos.
Afrodite
Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos = Medo, e Demos = Terror). Afrodite era também mãe de Eros.
Afrodite para os gregos e Vênus para os romanos.
Hera
Esposa de Zeus, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares. Era também irmã de Zeus, uma das filhas vomitada por Cronos.
Hera para os gregos e Juno para os romanos.
Démeter
Era a deusa das colheitas, dispensadora dos cereais e dos frutos. Quando Hades, deus do inferno, levou sua filha Perséfone como sua esposa, negou seus poderes à terra, e esta parou de produzir alimentos; a solução de Zeus foi que Perséfone passaria um terço do ano no inferno, com seu marido, e o restante do tempo com sua mãe, no Olimpo. Dessa forma, Démeter abrandou sua ira e tornou a florescer nas colheitas.
Démeter para os gregos e Ceres para os romanos.
Hermes
Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.
Hermes para os gregos e Mercúrio para os romanos.
Poseidon
É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens. Apesar disso, era considerado um deus traiçoeiro, pois os gregos não confiavam nos caprichos do mar.
Poseidon para os gregos e Netuno para os romanos.
Dionísio
Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.
Dionísio para os gregos e Baco para os romanos.
Ares
O deus guerreiro por excelência. Seu símbolo era o abutre. Seus pais, Zeus e Hera, detestavam-no, mas era protegido por Hades, pois povoava o inferno com as numerosas guerras que provocava. Sua vida estava longe de ser exemplar - foi surpreendido em adultério com Afrodite, esposa de Hefaistos, que os prendeu em fina rede; foi ferido por três vezes por Héracles (Hércules). Era muito respeitado pelos gregos por sua força e temperamento agressivo.
Ares para os gregos e Marte para os romanos.
Hefaistos ou Hefesto
Deus ferreiro, do fogo e dos artífices. Filho de Zeus e Hera, foi lançado do Olimpo por sua mãe, desgostosa por ter um filho coxo. Refugiou-se nas profundezas da terra, aprendendo com perfeição o ofício de ferreiro. De suas forjas saíram muitas maravilhas, inclusive a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses. Construiu no Olimpo um magnífico palácio de bronze para si próprio, e era estimado em Atenas. Para compensá-lo de sua feiúra, seu pai deu-lhe por esposa Afrodite, a deusa da beleza. Era artesão dos raios de Zeus.
Hefaistos para os gregos e Vulcano para os romanos.
Além desses deuses, que junto a muitos outros pululavam no Olimpo, havia heróis (filhos de deusas ou deuses com mortais), semideuses, faunos, sátiros e uma infinidade de entidades mitológicas que explicavam por lendas todos os fenômenos da natureza. Entre os heróis mais populares, podemos citar:
Io - amada por Zeus, que a transformou em novilha para escondê-la da ciumenta Hera.
Deucalião e Pirra - únicos sobreviventes do dilúvio que Zeus mandou ao mundo pervertido.
Héracles - ou Hércules, autor dos famosos Doze Trabalhos; era filho de Zeus e da moratal Alcmena.
Édipo - que matou a esfinge e casou-se com sua própria mãe.
Perseu - que matou a Medusa, uma das Górgonas, e libertou a princesa Andrômeda da serpente marinha.
Cadmo - que matou um dragão e no local fundou a cidade de Tebas.
Europa - irmã de Cadmo, foi amada por Zeus que lhe apareceu sob a forma de um touro e, em suas costas, atravessou o mar.
Jasão - chefe dos Argonautas, equipe de heróis - Héracles, Orfeu, Castor e Pólux, e outros - que navegou no navio "Argos" em busca do Velocino de Ouro.
Teseu - que penetrou o labirinto de Creta e matou o Minotauro, acabando por unificar a Ática.
Atalanta - mulher aventurosa que se casou com o ardiloso Hipomenes.
Belerofonte - que matou o monstro Quimera e domou o cavalo alado, Pégaso.
Os heróis de Tróia - Aquiles, Heitor, Ájax, Agaménon, Ulisses - autor da idéia do cavalo de Tróia - e outros.
http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm
A mitologia grega é um tema bastante instigante e interessante para os alunos, explore esse assunto primeiramente com uma conversa para saber o que os alunos sabem a respeito. Peça para a turma pesquisar em livros, revistas, jornais e sites para aprofundar um pouco sobre o assunto. Abra uma roda de discussão para os alunos poderem compartilhar o assunto pesquisado, discutirem e analisarem, incentive-os a entenderem a finalidade dos mitos, qual a mensagem dos mitos e observarem as características dos deuses gregos.
Poseidon Zeus Hera Deuses do Olimpo
A partir das pesquisas proponha aos alunos a criação de um figurino baseado na mitologia grega para bonecas. Os esboços desse figurino podem ser feitos com lápis de cor sobre papel sulfite. Divida a turma em grupos e determine para alguns grupos que a partir do figurino criado eles vistam algumas bonecas e para outros grupos proponha a criação de uma história em quadrinhos que utilize o figurino. Para a criação das roupinhas de bonecas, poderão ser aproveitadas algumas roupas da boneca em questão acrescida de outros tecidos, uma adaptação ao modelo criado no desenho.
Barbie Afrodite