A) Considerando a resposta dada pelo entrevistador, determine qual gênero textual ele escreve. Em seguida, justifique sua resposta.
B) Produza um texto introdutório para a entrevista, informando ao leitor sobre o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | B. Fonemas
Destá
Destá
Eu hei de ver você bater em minha porta
Toc toc toc
Destá
É sempre assim quem rir por último ri melhor
Destá
A vida é isso e o mundo véio dá muitas tantas voltas
Talvez em muito breve a gente vai se encontrar
DANTAS, D. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 15 mar. 2022.
Dorgival Dantas é cantor nordestino e popularizou nessa canção a expressão “destá”. Contextualizada, a expressão indica um posicionamento de quem, diante do abandono, acredita que um dia a situação se inverterá. A pronúncia (dechtá) revela a origem desse vocábulo: a expressão regional “deixe estar”, “deixe tá”. Essa mudança de “deixe estar” para “destá” exemplifica
- Matemática
No Brasil, costumamos medir temperaturas utilizando a escala Celsius. Os países de língua inglesa utilizam a escala Farenheit. A relação entre essas duas escalas é dada pela expressão F = C × 1,8 + 32, em que F representa a medida da temperatura na escala Farenheit e C a medida da temperatura na escala Celsius.
O gráfico que representa a relação entre essas duas grandezas é
- Geografia - Fundamental | 07. As atividades econômicas
O extrativismo vegetal é uma atividade do setor primário da economia. Toda prática de exploração de recursos naturais necessita ser planejada e adequada à dinâmica da natureza, pois os recursos podem esgotar-se. A retirada veloz e sem planejamento de árvores já comprometeu e pode continuar a comprometer grande parte das florestas brasileiras.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-primario.htm>. Acesso em: 05 jan. 2019.
A) Por que o extrativismo vegetal deve ser planejado?
B) O extrativismo vegetal faz parte de qual setor da economia?
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
O século XX foi o salto definitivo da humanidade para o futuro, para a história entendida como transformação permanente e fluxo contínuo do tempo. Mas também foi o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um tenso período de guerra fria e uma interminável série de guerras localizadas.
Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma de prefácio). In: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Orgs.). Pensar o século XX. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 15-9 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história contemporânea, julgue o próximo item.
Entre as tragédias injustificáveis do século XX a que o texto alude, podem ser citados os genocídios praticados contra povos e etnias distintos: o que vitimou os judeus sob o nazismo; o que se abateu sobre os armênios na Primeira Guerra; e, mais recentemente, contra parcela da população de Ruanda.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Céu de brigadeiro Gíria carioca foi popularizada pelos locutores de rádio. Pronunciado quando alguém pretende descrever um dia onde tudo parece conspirar a favor ou mesmo para dizer que o dia está bonito, esse termo da gíria carioca surgiu entre as décadas de 1940 e 1950. Na época, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, responsável por boa parte do tráfego aéreo. Brigadeiro é o posto máximo da Aeronáutica. E é um oficial que só comanda um avião quando o céu está limpo, sem nuvens. Por isso, ao dizer que o céu estava “de brigadeiro”, a intenção era reforçar que não havia problemas à vista. [...]
Disponível em:<http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/ceu-brigadeiro-435490.shtml>. Acesso em: 03 de jan. 2016. (Fragmento).
O texto 1 é informativo, pois esclarece o sentido de uma determinada expressão. O texto 2 pretende divertir o leitor e o efeito de humor foi produzido, nele, por causa