Um menino observou a trajetória de um avião a partir do seu aparecimento, no ponto A, até que ele desapareceu, no ponto D. Observe a figura ilustrativa apresentada.
Considerando-se esse menino como o ponto de origem dos ângulos formados pelo avião em relação ao solo e sabendo que divide em duas partes iguais o ângulo
, então o valor do ângulo
é:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(PUCCAMP) Ao deslizar por uma pista localizada nos Andes, sem utilizar os bastões para impulsionar seu movimento, a energia cinética de um esquiador aumenta de 1,40 x 104 J quando desce uma altura de 25 m.
Considerando que o peso do esquiador juntamente com o do equipamento seja 800 N, o trabalho realizado pelas forças de resistência nesse deslocamento é, em módulo, igual a
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens apresentadas nos itens 2 e 3 do desenvolvimento, ampliadas para o tamanho A4, impressas coloridas e montadas sobre papel colorset preto, com margem de 7cm;
- Cartolina branca, tamanho A4;
- Lápis de cor;
- Canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o conceito de Saltimbancos :
"Por volta do século 12, apareceram na Europa companhias de teatro que iam de cidade em cidade. Este teatro já não tinha nada de religioso, e seus atores e atrizes, chamados de saltimbancos, literalmente carregavam a casa nas costas. E não só a casa: os cenários das peças, seus figurinos (as roupas usadas), maquiagem, etc. Eles andavam em carroças, sempre em bandos, chamados trupes, e não tinham morada certa. Eles também representavam peças engraçadas ou dramáticas, como os gregos. Hoje, esse teatro itinerante também é conhecido como teatro mambembe."
Disponível em: < http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar, de 2014.
2 - Apresente agora uma representação de um Teatro Saltimbancos:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 1: Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg>. Acesso em 19 mar. 2014.
Imagem 2 : Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar. de 2014.
3 - O artista espanhol Pablo Picasso representou assim um grupo de Saltimbancos:
PICASSO, Pablo. Família de Saltimbancos. Óleo sobre tela. 212,8 X229,6 cm.1905. National Gallery of Art. Washington, Estados Unidos. Disponível em: <http://artehistoriadaarte.blogspot.com.br/2010/09/familia-de-saltimbancos.html> Acesso em 17 março 2014.
4 - Convide os alunos a imaginar a vida destes atores por entre os caminhos das cidades medievais em formação. Observando os personagens representados por Picasso, vemos uma bailarina, um Pierrô, um bufão. Vemos também dois meninos e uma mulher. Note que eles não possuem riquezas, pelo contrário: não há bagagens e estão à beira de uma estrada.
5 - Divida os alunos em duplas para que conversem sobre as ideias que lhes vem à mente, a fim de que possam de realizar um desenho com o mesmo tema: os saltimbancos. Lugares, personagens, figurinos, uma carroça que transporte a trupe, um cenário?
6 - Distribua cartolina branca no tamanho A4, canetinhas coloridas e lápis de cor.
7 - Realize uma exposição com os desenhos, montando cada um sobre papel colorset colorido com margem de 7cm.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Texto base: Leia o texto a seguir para responder.
Enunciado:
- Ciências - Fundamental | 08. Distribuição de nutrientes e de gases pelo corpo
Leia o texto a seguir
Pâncreas inteligente
Dispositivo pode substituir as funções do pâncreas de pessoas com diabetes.
[...] Diferentemente de um pâncreas saudável, o órgão daqueles que têm diabetes tipo 1 produz pouca ou nenhuma insulina, substância que reduz a quantidade de açúcar no sangue. Com isso, pessoas com a doença precisam monitorar constantemente seus níveis de açúcar e, todos os dias, tomam injeções de insulina para diminuí-los. Parece meio chato fazer isto, não é mesmo? No entanto o novo dispositivo é capaz de, automaticamente, monitorar o nível de açúcar e injetar a insulina quando ele estiver alto.[...]
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pancreas-inteligente/. Acesso em: 09 fev. 2015.
- A) Explique um fator de importância dos estudos e dos avanços da medicina para a saúde humana.
- B) Transcreva do texto a frase que explica como é o pâncreas de uma pessoa diabética.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Leia a canção ‘Tempos Modernos’ a seguir, composta pelo também cantor Luiz Maurício Pragana dos Santos (Rio de Janeiro – RJ –, 4/5/1953), conhecido no Brasil como Lulu Santos. Em seguida, responda.
Tempos Modernos
Composição: Lulu Santos
Eu vejo a vida
Melhor no futuro
Eu vejo isso
Por cima de um muro
De hipocrisia
Que insiste
Em nos rodear...
Eu vejo a vida
Mais clara e farta
Repleta de toda
Satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão...
Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão...
Eu vejo um novo
Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não, não, não...
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir...
Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão...
Eu vejo um novo
Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não...
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há prá viver
Vamos nos permitir...
E não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir...
Fonte: http://letras.terra.com.br/lulu-santos/47144/ – 24/6/2011 – adaptado.
Baseado na canção Tempos Modernos, de acordo com a situação comunicativa e o efeito de sentido nela presente, EXPLIQUE quem fala, para quem fala e qual é o objetivo da fala existente em toda a canção.