Considera las informaciones sobre la Pandilla Telmex. Los integrantes de la Pandilla TELMEX son: Marco, Tonito, Redecita y Cablín, y siempre se reúnen en la Casita del Árbol donde juegan, se divierten y preparan miles de sorpresas para los niños de México.
Disponible en:< http://blog.telmex.com/2011/04/04/el-sitio-de-la-pandilla-telmex-cumple-10-anos/>Acceso el: 05 jun. 2015.
A) Escribe los nombres de los integrantes de la Pandilla Telmex.
B) ¿Dónde se reúnen estos chicos?
C) ¿Qué hacen en este lugar?
D) ¿Cuántos globos hay en la imagen?
E) ¿Cuál es el número que aparece encima del pastel?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Grandezas
Texto base: A estrada que liga Recife a Caruaru será recuperada em três etapas. Na primeira etapa, será recuperado
da estrada e na segunda etapa
da estrada.
Enunciado:
A fração que corresponde à terceira etapa é de
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Leia o texto a seguir e responda a questão.
(Fonte: Coleção Um tema só – Mônica – Fábulas – Maurício de Sousa – Editora Globo)
O que a mãe da Mônica achou da aventura vivida pela filha?
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Texto base: .
Enunciado:
Para aprofundar a pesquisa da atividade anterior sobre o artista Portinari, promova algumas leituras de obras para sensibilizar os alunos em relação aos temas da infância trabalhados pelo artista. A partir do contato visual com as obras a aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimento que serão construídos pelo aluno com o auxílio do professor.
Para a leitura de imagens existem várias metodologias, com o objetivo de treinar o olhar sobre as obras de arte, a seguir seja uma sugestão de roteiro criado pelo pesquisador Robert William Ott.
Roteiro para o olhar ( Robert William Ott)
1) Descrever
Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. Mostre a imagem e dê um tempo para que a criança a observe cuidadosamente.
Em sala de aula, peça para que as crianças descrevam o que vêem. A partir desse exercício de ver, elas poderão posteriormente identificar e interpretar os detalhes visuais.
2) Analisar
É hora de perceber os detalhes. As perguntas feitas pelo professor devem ter por objetivo estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual, com seus elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas.
3) Interpretar
A partir das idéias colocadas pelos alunos, o professor poderá aproveitá-las para as diversas possibilidades pedagógicas. Liste-as e eleja, com as crianças, as que correspondam aos objetivos de ensino. Todos devem ter espaço para expressar as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções. Mostre outras manifestações visuais que tratem do mesmo tema e estimule-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, texturas, organização espacial, etc.).
4) Fundamentar
Levantadas as questões que balizarão o trabalho, é tarefa dos alunos buscar respostas. Elabore, junto com eles, uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, etc. De acordo com a faixa etária, os interesses e o nível de conhecimento da classe, ofereça textos de diversas áreas do conhecimento para pesquisa e indique bibliografia e sites para consulta.
5) Revelar
Com tantas novidades e aprendizados, as crianças certamente estarão estimuladas a produzir. Discuta com todas como gostariam de expor suas idéias. Quais são e como comunicá-las? É hora de criar através do desenho, encorajar a atividade criadora grupal, experimentar com representações em três dimensões, investigar materiais plásticos, formas, cores, texturas e linhas, exercitar as habilidades para recorte, colagem, modelagem, pintura, etc.
http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf
A seguir sugestões de obras de arte de Portinari para leitura de imagem e respectivas atividades que podem ser trabalhadas a partir das leituras de obras:
Meninos soltando pipa:
Confeccionar pipas com papel de seda e varetas. Brincar de soltar pipas ao ar livre.
Palhaços na gangorra:
Desenhar crianças brincando na gangorra, utilizando retalhos de tecidos variados nas roupas. Fazer dobradura de balões e colar no desenho.
Meninos brincando:
Estudar cores quentes e frias. Brincar ao ar livre movimentando o corpo.
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o sermão de Padre Vieira.
Começando, pois, pelas obrigações que nascem do vosso novo e tão alto nascimento, a primeira e maior de todas é que deveis dar infinitas graças a Deus por vos ter dado conhecimento de si, e por vos ter tirado de vossas terras, onde vossos pais e vós viveis como gentios; e vos ter trazido a esta, onde instruídos na fé, vivais como cristão, e vos salveis.
VIEIRA, 1998. p. 138. Disponível em: <http://www.mafua.ufsc.br>. Acesso em: 21 fev. 2013.
Explique de que maneira a Igreja Católica contribuiu para justificar a escravidão africana no Brasil.