14. Complete a frase e assinale a alternativa correta.
a) O deslocamento também acontece com o ar. Quando o ar aquecido de uma região qualquer sobe aos céus, o ar das regiões vizinhas toma o lugar dele. Nessa movimentação acontece o _____________.
b) Barcos a vela são veículos de navegação utilizados há muito tempo. Eles se movimentam principalmente devido a ação:
( ) das correntes marítimas.
( ) dos motores.
( ) dos ventos.
( ) daforça da água.
Informe o somatório das alternativas corretas:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
I. C(grafite) + O2(g) →CO2(g) ΔHf° = – 394,0 kJ/mol II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔHf° = – 286,0 kJ/mol
III. 2 C(grafite) + 3 H2(g) + ½ O2(g) →C2H5OH(l) ΔHf° = – 278,0 kJ/mol
A produção de etanol de cana-de-açúcar com o objetivo da utilização em veículos automotivos está incluído no programa de desenvolvimento energético sustentável brasileiro, uma vez que, na queima desse biocombustível, o dióxido de carbono é praticamente absorvido pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.
Considerando-se essas informações e as equações termoquímicas I, II e III, pode-se afirmar, do ponto de vista energético, que:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Em um jogo desenvolvido para uso no computador, objetos tridimensionais vão descendo do alto da tela até alcançarem o plano da base. O usuário pode mover ou girar cada objeto durante sua descida para posicioná-lo convenientemente no plano horizontal. Um desses objetos é formado pela justaposição de quatro cubos idênticos, formando assim um sólido rígido, como ilustrado na figura.
Para facilitar a movimentação do objeto pelo usuário, o programa projeta ortogonalmente esse sólido em três planos quadriculados perpendiculares entre si, durante sua descida. A figura que apresenta uma possível posição desse sólido, com suas respectivas projeções ortogonais sobre os três planos citados, durante sua descida é
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
¿Desigualdad de género doméstica? España y Europa
¿Hay desigualdad de género en el trabajo doméstico en España? Un análisis de España y otros países europeos demuestra la importancia de las políticas de conciliación laboral y familiar para fomentar la igualdad de género en el hogar y el empleo.
Pablo Gracia. 19/11/2014
La igualdad entre hombres y mujeres en el trabajo doméstico es un indicador fundamental de equidad de género. En décadas recientes, las sociedades occidentales han sufrido transformaciones muy importantes en las relaciones de género. El discurso y luchas feministas de la segunda ola (1960-1980) contribuyeron sobre una mayor – si bien incompleta – equidad en los roles de género. En paralelo, las mujeres se han venido incorporando de forma muy notoria al empleo desde la década de 1980, como muestran claramente los datos de la OCDE en esta materia. Ahora bien, ¿qué podemos decir de lo que ocurre dentro de los hogares? El trabajo doméstico se suele definir como trabajo (reproductivo) invisible. Pero debemos visibilizarlo para saber hasta qué punto hay igualdad de género en nuestra sociedad.
Los datos que presento aquí provienen del Harmonised European Time Use Survey (HETUS) de Eurostat, recogidos por el Multinational Time Use Study (MTUS). Estos datos nos permiten comparar la situación del trabajo doméstico en España con otros países europeos que tienen distintas tradiciones culturales y políticas familiares. Dichos datos permiten investigar la participación en el trabajo doméstico, incluyendo las tareas domésticas y el cuidado de los hijos, de mujeres y hombres a lo largo de las 24 horas de un día regular. Estas encuestas son un buen termómetro del nivel de igualdad de género de un país.
El siguiente gráfico presenta las horas diarias que emplean hombres y mujeres en el trabajo doméstico en países con distintas tradiciones culturales y políticas familiares.
Existen pues claras diferencias entre países en cómo hombres y mujeres reparten su trabajo doméstico.
Disponível em: http://www.eldiario.es. Acesso em: 14 set. 2017 (adaptado).
O texto e o gráfico apresentam os dados de uma pesquisa sobre a participação de homens e mulheres no trabalho doméstico, em diferentes países da Europa. A informação central que podemos obter do gráfico e do texto é que
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
A saúde do professor: acústica arquitetônica Dentre os parâmetros acústicos que afetam a inteligibilidade dos sons emitidos em ambientes fechados, destacam-se o ruído de fundo do ambiente e o decréscimo do nível sonoro com a distância da fonte emissora. Assim, sentar-se no fundo da sala de aula pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes, por impedir que eles distingam, com precisão, os sons emitidos, diminuindo a inteligibilidade da fala de seus professores. Considere a situação exemplificada pelo infográfico: à distância de 1 metro, o nível sonoro da fala de um professor é de 60 dB e diminui com a distância. Considere, ainda, que o ruído de fundo nessa sala de aula pode chegar a 45 dB e que, para ser compreendida, o nível sonoro da fala do professor deve estar 5 dB acima desse ruído.
Para um valor máximo do ruído de fundo, a maior distância que um estudante pode estar do professor para que ainda consiga compreender sua fala é mais próxima de
- Química | A. Cálculos Químicos
(IFSUL) O gás metano (CH4) pode ser produzido em aterros sanitários através de uma decomposição anaeróbia da matéria orgânica.
Qual o volume ocupado por 2 Kg de gás metano nas condições normais de temperatura e pressão?