Leia o texto a seguir, sobre a linguagem dos lobos, para responder a questão.
Lobos conversam entre si
Quando pensamos em comunicação, lembramos da fala e da escrita. Mas esse é o jeito humano de trocar informações. Os lobos não falam nem escrevem, mas se comunicam de diversas maneiras tão eficazes quanto a fala. Eles usam a linguagem corporal, e uma enorme variedade de uivos e sons.
Por exemplo, demonstram raiva ao deixar as orelhas apontadas para cima e mostram os dentes. Se estiverem com medo, as orelhas se voltam para trás e a cauda fica entre as pernas. Um lobo demonstra respeito ao manter a cabeça abaixo da cabeça de outro lobo, e quando deita de barriga para cima é sinal de submissão.
O olfato dos lobos é cem vezes mais potente que o do ser humano e eles também usam esse sentido para se comunicar - ao demarcar seu território com urina, por exemplo, o lobo está "dizendo" para outra alcateia que o território em questão tem dono.Também exalam feromônios para "dizer" quando é a época de acasalar. O uivo é muitas vezes usado para reunir a família de lobos.
Os índios que convivem com os lobos nas reservas e os cientistas que estudam o comportamento dos lobos deitam-se de barriga para cima ao deparar-se com eles - ficando numa posição submissa e demonstrando respeito ao canídeo para que tenham certeza de que ele não lhes fará mal algum.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/lobos-lobos-alfa-e-beta-linguagem-corporal-dos-lobos-e-sua-alimentacao.jhtm. Acesso em 03 nov. 2011.
Leia o terceiro parágrafo do texto.
“O olfato dos lobos é cem vezes mais potente que o do ser humano e eles também usam esse sentido para se comunicar - ao demarcar seu território com urina, por exemplo, o lobo está "dizendo" para outra alcateia que o território em questão tem dono.Também exalam feromônios para "dizer" quando é a época de acasalar. O uivo é muitas vezes usado para reunir a família de lobos.” Explique por que as palavras “dizendo” e “dizer” aparecem entre aspas no texto.