A questão refere-se a uma tirinha das Histórias em Quadrinhos, com famoso personagem da Turma da Mônica – Cascão –, criadas pelo famoso cartunista brasileiro Mauricio de Sousa. Leia-a e observe-a com atenção.
CASCÃO... SEM LIMITES
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/semlimite/pag3.htm - 2/10/2009 - adaptado.
Comente a principal diferença e o fator cômico do título utilizado, sem limites, destinado à principal característica do Cascão nas revistas em quadrinhos, e do título parecido, de um programa já realizado na pela Rede Globo, interpretado pelos personagens da tirinha.
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(IFPE) A estrutura molecular a seguir é do composto organo-fosforado fluoretado chamado soman, que já foi utilizado como arma química.
O suposto ataque ocorrido em 21 de agosto de 2013, na periferia de Damasco, deixou centenas de mortos, muitos deles civis, segundo a oposição síria, que acusou o regime do contestado presidente Bashar al-Assad. Por sua vez, o Governo Sírio negou responsabilidade e acusou "terroristas" ligados à rede Al-Qaeda de tentarem desestabilizar o país. A sintomatologia apresentada pelas vítimas aponta para a suposta utilização de arma química que ataca o sistema nervoso, terminando por afetar funções vitais como respiração e batimentos cardíacos, tal como provoca o soman. O tratamento contra esse agente deve ser imediato, utilizando-se substâncias como atropina, fenobarbital e clonidina, cujas estruturas apresentam-se a seguir:
I. A atropina contém as funções químicas amina, álcool e éster.
II. O composto fenobarbital apresenta apenas dois heteroátomos.
III. O soman apresenta um halogênio (9F) pertencente ao segundo período grupo 17(7A) da tabela periódica.
IV. A solubilidade da clonidina em água é possível devido às Ligações de Hidrogênio.
V. O número de oxidação do nitrogênio na clonidina é 3--
São verdadeiros:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
“Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.”
GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.
Considerando-se as ideias pressupostas, o texto
- Língua Portuguesa - Fundamental
Mundo Pequeno I
O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas maravilhosas.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco,
os besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe,
Ele me coisa.
Ele me rã.
Ele me árvore.
De tarde um velho tocará sua flauta para inverter
os ocasos.
Disponível em: ˂https://leiturinha.com.br/blog/poemas-de-manoel-de-barros/ ˃ Acesso em: 25 ago. 2019
A figura de linguagem presente em “Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os besouros pensam que estão no incêndio” é
- História - Fundamental | 13. A Nova Ordem Econômica e o Imperialismo
"Assumi o fardo do homem branco, Enviai os melhores dos vossos filhos, Condenai vossos filhos ao exílio para que sejam os servidores de seus cativos"Rudyard Kipling.A ideologia expressa por esse poeta, que recebeu em 1907 o prêmio Nobel de literatura, serviu para justificar o:
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
Materiais:
- Caderno de desenho
- Lápis grafite HB
- Borracha
- Objetos diversos
- Papel kraft em rolo
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
1 - O sinônimo de sintetizar é condensar, resumir, juntar. Se pensarmos no significado de síntese nas artes visuais, pensamos na capacidade e na opção do artista em reduzir um objeto, uma forma, a uma simplificação essencial, ou seja, captar dela as qualidades formais que a constituem sem que seja necessário dotá-la de detalhes. Nas artes visuais, a síntese está vinculada também à redução das formas de um objeto à sua forma geométrica elementar.
2 - Observe com seus alunos como que Les Demoiselles d´Avignon, de Pablo Picasso, exemplifica este conceito de síntese formal nas artes visuais.
3 - Proponha aos alunos um exercício de síntese formal. Para isso, vocês poderão:
3.1 - Andar em torno da escola, realizando desenhos sintetizados de objetos e construções;
3.2 - Realizar uma investigação semelhante dentro da escola;
3.3 - Selecionar objetos e realizar a síntese formal dos mesmos.
4 - Em seguida, cada aluno poderá escolher seu melhor desenho e a turma poderá compor uma obra coletiva montando as imagens com recorte e colagem sobre o papel kraft.