Texto base: Leia o texto a seguir.
[...] Especialistas estão à procura de um tipo curioso de abelha que está a caminho do Brasil e pode causar estragos por aqui. As mamangavas-de-cauda-branca ( Bombus terrestris) têm listras em preto e laranja e uma cauda de pelos brancos – daí o nome popular desses insetos. Habitantes do continente europeu, elas foram trazidas para o Chile, na América do Sul, por serem excelentes polinizadoras, ajudando no cultivo de vegetais como tomate, berinjela e pimentões. Apesar de úteis para alguns agricultores, as Bombus terrestris podem ser um problemão [...]
Disponível em: <http://goo.gl/aDVMl4. Acesso em: 06 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Os cientistas estão preocupados com a chegada dessa abelha no Brasil porque
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Considere a seguinte argumentação do historiador Veyne sobre sua concepção de ”fatos”: “Os fatos não existem isoladamente, no sentido de que o tecido da história é o que chamaremos de uma trama, de uma mistura muito humana e muito pouco “científica” de causas materiais, de fins e de acasos; de uma fatia de vida que o historiador isolou segundo sua conveniência, em que os fatos têm seus laços objetivos e sua importância relativa”.
VEYNE, P. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Trad. Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
Segundo a lógica de Veyne, os fatos
- Química
Marina e Miriam, duas jovens estudantes, adquiriram um cosmético para cabelos cuja composição, apresentada na embalagem, está descrita a seguir:
Ingredientes: água, aminoácidos (arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, prolina, triptofano, cisteína, glicina, leucina, serina, butilenoglicol), álcool cetílico, álcool estearílico, parafina líquida, óleo mineral, miristato de isopropila, silicone, queratina hidrolisada, fragrância, tensoativo e conservantes.
Lendo a descrição dos ingredientes, Marina fez as seguintes afirmações:
I. O butilenoglicol deve ser retirado do conjunto que compreende os aminoácidos.
II. O álcool estearílico é estruturalmente relacionado ao ácido esteárico.
III. Parafina líquida e miristato de isopropila são substâncias polihidroxiladas de alta polaridade.
É correto o que Marina afirma em
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Relacione, corretamente, as teorias evolutivas com algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Lamarkismo
2. Darwinismo
3. Neodarwinismo
4. Mutacionismo
( ) A evolução se realiza através da origem espontânea de novos tipos em função das macromutações enquanto as pequenas diferenças intraespecíficas devem-se às micromutações genéticas.
( ) A evolução é regida pelas leis do uso e desuso e da transmissão dos caracteres adquiridos.
( ) Informa como as características dos organismos de uma população podem sofrer alterações genéticas aleatórias a partir de mutações e recombinações genéticas.
( ) As alterações ambientais selecionam os organismos melhor adaptados e os sobreviventes passam suas características às próximas gerações.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UNESP) Um morcego caiu no chão e foi capturado por uma doninha1. Como seria morto, rogou à doninha que poupasse sua vida.
– Não posso soltá-lo – respondeu a doninha –, pois sou, por natureza, inimiga de todos os pássaros.
– Não sou um pássaro – alegou o morcego. – Sou um rato.
E assim ele conseguiu escapar. Mais tarde, ao cair de novo e ser capturado por outra doninha, ele suplicou a esta que não o devorasse. Como a doninha lhe disse que odiava todos os ratos, ele afirmou que não era um rato, mas um morcego. E de novo conseguiu escapar. Foi assim que, por duas vezes, lhe bastou mudar de nome para ter a vida salva.
(Fábulas, 2013.)
1doninha: pequeno mamífero carnívoro, de corpo longo e esguio e de patas curtas (também conhecido como furão).
“– Não sou um pássaro – alegou o morcego.” (3º parágrafo)
Ao se transpor este trecho para o discurso indireto, o verbo “sou” assume a seguinte forma:
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Leia a reportagem e responda à questão. O LUGAR MAIS FRIO DO MUNDO Ele fica nos confins do Polo Sul, nunca foi visitado por ninguém e pode revolucionar a astronomia. Juliana Cunha Revista Superinteressante – 11/2009 Ainda existe um lugar, na Terra, onde o homem jamais pisou. Ele se chama Ridge A (“cordilheira A”, em inglês), fica a 4 mil metros de altitude e está a 600 quilômetros do Polo Sul. Mas a principal característica desse lugar, que acaba de ser revelado por imagens de satélite, é outra: Ridge A é o ponto mais frio da face da Terra, com temperatura média de 70 graus negativos. (...) (...) Ridge A é muito hostil para a vida – se é que existe alguma por lá –, mas perfeito para a ciência. O céu extremamente limpo, com poucas nuvens e sem água (a umidade relativa do ar é praticamente zero), faz de Ridge A o lugar perfeito para a instalação de um telescópio. “É o lugar mais próximo do espaço que você pode alcançar sem sair da Terra”, afirma o cientista atmosférico Patrick Minnis, da Nasa. O telescópio de Ridge A será 3 vezes mais nítido do que qualquer outro instalado no planeta e terá imagens tão boas quanto as do Hubble. A primeira expedição a Ridge A está prevista para o ano que vem, e o telescópio deverá ser construído pela China e pela Austrália, dona do território. Quando ficar pronto, em 2012, será controlado a distância por um sistema de computadores – o lugar é inóspito demais para viver. A descoberta é o último passo de uma corrida científica no Polo Sul, que vai ganhar telescópios construídos pelos EUA, pela Itália e pela França. Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/lugar-mais-frio-mundo-512771.shtml> Acesso em 30/11/2009
a) Que modificações serão feitas nessa paisagem?
b) Estão previstas outras modificações nessa paisagem? Por quê?