O gráfico a seguir mostra o perfil dos presos brasileiros, em relação à educação formal.
Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, março/2015, p. 49.
A fração que representa o número total de presos brasileiros que concluíram o Ensino Médio é
Questões relacionadas
- História | 5.2 Renascimento Cultural
Quando comecei a me interessar pela Idade Média, era ela uma época definida como um período intermediário entre a Antiguidade e os Tempos Modernos. Dava-se como seu início a queda institucional do Império Romano do Ocidente, em 476, e como seu fim, a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, ou a descoberta (inconsciente) da América por Colombo em 1492.
Até o fim do século XVIII, a imagem dominante da Idade Média, elaborada e imposta pelos humanistas e depois pelos filósofos das luzes, era a de uma idade bárbara e obscurantista, dominada pelos senhores incultos e predadores e por uma Igreja opressiva e que desprezava o verdadeiro saber.
Resisti à imagem cinzenta e cansativa de uma Idade Média dominada por uma concepção essencialmente jurídica do regime feudal e por camponeses. Acredito numa longa Idade Média, porque não vejo a ruptura do Renascimento. É preciso esperar o fim do século XVIII para que a ruptura se produza: a Revolução Industrial na Inglaterra e, depois, a Revolução Francesa, nos domínios político, social e mental, trancam com chave o fim do período medieval.
Jacques Le Goff. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 12-14 (com adaptações).
O texto apresentado indica a existência de um consenso de que a Renascença dos séculos XV e XVI rompeu radicalmente com os padrões culturais da Idade Média.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2017 LIBRAS) Feminismo pra quê?
Mas será que você sabe o que é feminismo?
É assustadora a quantidade de gente que não sabe o que é feminismo. Ninguém tem a obrigação de saber, é claro, mas a partir do momento em que você decide opinar sobre um assunto, é de bom tom saber do que se trata. As pessoas são “contra” o feminismo sem sequer saber o que significa. Feminismo não prega ódio, feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens. Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais. Feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto ou cercear sua liberdade sexual. Ninguém vai confiscar sua carteirinha de feminista se você usar rímel. Mas te abre para a possibilidade de só usar maquiagem quando quiser, não porque tem que obrigatoriamente estar impecável e linda todos os dias a enfeitar o mundo. Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos, e sim com a escolha de como e quando esses filhos virão, e se virão. Feminismo não tem nada a ver com não ser feminina. E nem com ser. Feminismo tem a ver com liberdade, com eu, você, elas e eles podermos todos viver e ser, sem ninguém dando pitaco em como devemos nos portar, como devemos nos vestir, o que devemos dizer, o que devemos fazer com nossos corpos. Outra coisa importante: nem todas as feministas estão de acordo a respeito de todos os tópicos. Cada um constrói seu feminismo. O feminismo não é um livro de regras, mas uma discussão, uma conversa, um processo. Chega de reproduzir conceitos sem sequer parar para pensar neles.
AVERBUCK, C. Carta Capital, 28 set. 2015 (adaptado).
No texto, entre as estratégias argumentativas empregadas para a defesa de um ponto de vista, a autora recorre à - Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O esquema mostra como fazer uma compostagem caseira.
Para uma condição ideal do processo 2 é importante
- Geografia - Fundamental | 07. As atividades econômicas
Homem x recursos naturais
Para que o homem possa ter uma vida confortável, é necessário que ele retire da natureza muitos recursos naturais que são utilizados na fabricação de produtos ou na sua alimentação diária. Dessa forma, podemos dizer que a natureza é fonte de vida para todos os seres vivos. Com o passar do tempo, o homem aprimorou técnicas que favorecem a sua interação com a natureza e facilitam a extração de matérias primas de origem animal, vegetal, mineral e fóssil.
Texto do autor.
Complete o quadro com exemplos dos diversos tipos de matérias primas.
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(MACKENZIE) LAUGHING ALL THE WAY
Understanding jokes is part of the process of native language acquisition, and jokes are part of the charm that belongs to any language. Learning to understand jokes in a new language is both a cause, and a consequence, of language proficiency (Cook 2000).
The most obvious benefit of understanding jokes is that it can help students feel more comfortable in their new language. A shared moment of humor lowers the affective filter, that invisible barrier that makes learners feel awkward and uncomfortable. A low affective filter is one of the cornerstones of successfully learning a new language (Krashen 1982). If a class can laugh together, they are likely to learn better together, too. Jokes based on wordplay have additional benefits because they build metalinguistic awareness, or conscious awareness of the forms of language, and this, ___( I )___, helps in learning more language (Ely and McCabe 1994; Zipke 2008; Lems 2011). In particular, metalinguistic awareness boots reading comprehension and encourages higher-order thinking.
___( II )___ native speakers need to access a great deal of linguistic information and background knowledge to “get” a joke (Aarons 2012). At the same time, jokes that are based on wordplay in another language can be really hard to understand because they need to be processed very quickly. In a social setting where everyone is standing around chatting, understanding a joke that comes up may seem like a high-stakes test. Not understanding a joke in this situation can make someone feel like an outsider and create a sense of isolation. ___( III )___, an important part of learning a new language is learning to enjoy its jokes.
Puns: A special form of joke
Puns are a special form of humor based on double meanings. Puns are sometimes nicknamed “the lowest form of humor” and often greeted with groans, but in fact, the language knowledge needed to understand a pun is very sophisticated (Pollack 2011).___( IV )__ they require processing the sound and meaning of words twice, puns demand considerable language agility. __( V )__ humor based on sight gags, funny facial expressions, or amusing visual arrangements, the humor of pun is based on language play.
ENGLISH TEACHING FORUM – VOLUME 51 NUMBER 1 2013
The words that properly fill in blanks I, II, III, IV and V, in the text, are: