Texto base: .
Enunciado:
Analise as imagens com cenas escolares atuais.
A escola é uma instituição muito antiga e já passou por inúmeras transformações.
Como é a escola onde você estuda?
Descreva duas características de sua escola.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata. Nesse Tratado, o princípio do usucapião (“uti possidetis”) ,quer dizer que a terra pertence a quem a ocupa, foi levado em consideração pela primeira vez. Disponível em: http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/construcao-do-territorio/territorio-legalizado-os-tratados.html. Acesso em: 03 dez. 2015.
Com base nas informações do mapa e do texto, faça o que se pede. a) Cite as mudanças ocorridas no território brasileiro a partir do Tratado de Madri.
b) Explique por que o Tratado de Madri foi considerado justo pela Corte Portuguesa
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões
Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012
As Paraolimpíadas de Verão de 2012 são os Jogos Paraolímpicos realizados entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro em Londres, na Grã Bretanha.
Os jogos vão incluir atletas com diversas deficiências físicas e sensoriais, como paralisia cerebral, amputações e cegueira. Esta será a primeira vez, desde 2000, que os deficientes mentais vão retornar aos jogos .
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paral%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2012. Acesso em: 28 fev. 2012 (Adaptado).
Por que o Comitê Olímpico Internacional marca automaticamente a realização dos Jogos Paraolímpicos na sequência dos Jogos Olímpicos, como já realizado em 2012?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(EPCAR) Uma empresa foi contratada para executar serviço de pintura no alojamento dos alunos do 1º ano CPCAR. O prazo estabelecido no contrato para a conclusão do serviço foi de 10 dias.
O serviço começou a ser executado por uma equipe de 6 funcionários da empresa, cada um trabalhando 6 horas por dia.
Ao final do 8º dia de serviço somente 3/5 do serviço de pintura havia sido executado.
Para terminar o serviço dentro do prazo, a equipe de serviço recebeu mais 2 funcionários e todos passaram a trabalhar 9 horas por dia. Com isso a produtividade da equipe duplicou. A nova equipe, para concluir o trabalho, gastou mais de 1 dia, porém menos de 2 dias.
Se h representa o número de horas que cada funcionário da nova equipe trabalhou no 10º dia de trabalho, então h é um número compreendido entre:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Mateus vive no circo com a mãe e a avó. Eles moram em uma carreta. A carreta tem quarto, cozinha, sala, televisão, banheiro. Todos do circo moram em carretas também. A mãe de Mateus é bailarina e a avó é camareira, faz as roupas do circo. Ele é trapezista, acrobata, equilibrista e palhaço.
Mateus começou como palhaço, com três anos de idade. Ele treina todos os dias depois da aula, menos segunda. Sábado e domingo não precisa treinar porque tem espetáculo. Mateus come de tudo e muito, mas emagrece rápido porque faz muita atividade física. A sua comida preferida é pipoca.
Seus melhores amigos no circo são o Luan e o Richard. Eles gostam de jogar bola e videogame. Além disso, gostam de inventar brincadeiras. Mateus tem outros amigos que não moram no circo. São os amigos da sua escola. Ele sempre leva convites para que seus amigos da escola possam ir ver os espetáculos do circo.
A vida de Mateus é diferente das outras crianças que não são do circo porque ele viaja muito, quase todo mês. Eles costumam ir muito para o interior de São Paulo.
Mateus adora a vida no circo!
Adaptado de http://blogdolele.blog.uol.com.br/
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As refinarias de petróleo usam uma grande quantidade de água em alguns processos industriais e, por ter alta concentração de contaminantes tóxicos, como fenóis, amônia e gás sulfídrico, esse efluente industrial - chamado de “água ácida” - não pode ser descartado até que ocorra a remoção da amônia e dos sulfetos. Os cientistas identificaram duas bactérias - Achromobacter sp. e Pandoraea sp. - capazes de reduzir a concentração desses contaminantes da “água ácida” para níveis aceitáveis, permitindo o lançamento dessa água no ambiente.
As bactérias utilizadas no tratamento da “água ácida” realizam, nesse contexto, um processo de