Texto base: Leia o texto a seguir sobre crianças que trabalham no Haiti e responda à questão “Infância em Perigo”.
(UNICEF) Segundo a UNICEF, cerca de 300 mil crianças entre 5 a 17 anos estão submetidas à exploração doméstica infantil, ou seja, são Restavecs. Restavecs é uma criança Haitiana que se torna um escravo a partir do momento em que é doada pelos seus pais a famílias urbanas. A doação é feita na esperança que tenham uma vida digna, mas a realidade é outra.Essas crianças viram escravas afirma Jean Robert Cadet autor do livro “Restavec: um menino escravo no Haiti” que já foi um Restavec.
Um Restavec, por exemplo, com cinco ou seis anos, acorda cedo prepara o café da manhã para a família, busca água no poço para todos da família tomarem banho, deve lavar louças, roupas e arrumar as crianças para as escolas e ao retornar deve cozinhar para toda a família. E, muitas vezes, dorme sem comer ou come os restos das comidas.
As meninas são as mais favoráveis nesse trabalho. Disponível em:<http://criancanaotrabalha1.blogspot.com.br/>Acesso em 13 de mar. 2014.
Enunciado:
O trabalho feito por uma criança Restavec é uma forma de exploração do trabalho infantil, o que é diferente do trabalho como forma de socialização.
Explique a diferença entre essas duas formas de trabalho.