O jogo consiste em atirar uma bola de meia em direção a uma pilha de copos rosas ou azuis e tentar derrubá-los. Para cada copo azul derrubado, o participante ganha três pontos. Para cada copo rosa derrubado, o participante perde dois pontos.
Foram feitos cinco lançamentos com a bola de meia. A tabela abaixo apresenta alguns resultados de cada lançamento. Complete os retângulos vazios com as informações corretas. A linha do primeiro lançamento já está completa.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
A representação da Terra em um mapa é um grande desafio para cartógrafos, já que é impossível reproduzir com perfeição uma esfera em um plano. Diante desse problema, as projeções cartográficas buscam alternativas para minimizar as distorções ocorridas durante a produção de um mapa – nenhuma delas, no entanto, é capaz de evitar a totalidade das deformações. Observe o mapa a seguir que apresenta uma das projeções cartográficas:
Podemos concluir corretamente que na construção desse mapa foi utilizada a projeção de:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os cristãos não devem ser perseguidos, mas se forem denunciados e perseverarem, devem ser punidos. Contudo, se alguém negar ser cristão e se o provar com atos, ou seja, sacrificando aos nossos deuses, mesmo que suspeito quanto ao seu passado, terá o perdão pelo arrependimento.
FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade clássica: a história e a cultura a partir de documentos. Campinas: editora da Unicamp, 1995. P.93
A principal ideia sobre os cristãos e o cristianismo apontada no texto é
- História - Fundamental | 05.3. Cidades que são patrimônios
Leia o texto:
A cidade de Ouro Preto situa-se em Minas Gerais (Brasil). Chamava-se Vila Rica e carrega a história do Brasil desde a época da exploração do ouro. São diversos objetos, monumentos, pinturas, museus, músicas, artes, arquitetura, enfim, aspectos histórico-culturais que demonstram toda a sua riqueza histórica.
A cidade de Ouro Preto é uma cidade
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Texto para a questão Dicionário José Paulo Paes A
Aulas: período de interrupção das férias.
B
Berro: o som produzido pelo martelo quando bate no dedo da gente.
C
Caveira: a cara da gente quando a gente não for mais gente.
D
Dedo: parte do corpo que não deve ter muita intimidade com o nariz.
E
Excelente: lente muito boa.
F
Forro: o lado de fora do lado de dentro.
G
Girafa: bicho que, quando tem dor de garganta, é um deus no acuda.
H
Hoje: o ontem de amanhã ou o amanhã de ontem.
I
Isca: cavalo de Troia para peixe.
J
Janela: porta de ladrão.
L
Luz: coisa que se apaga, mas não com borracha.
M
Minhoca: cobra no jardim de infância.
N
Nuvem: algodão que chove.
O
Ovo: filho da galinha que foi mãe dela.
P
Pulo: esporte inventado pelos buracos.
Q
Queixo: parte do corpo que depois de um soco vira queixa.
R
Rei: cara que ganhou coroa.
S
Sopapo: o que acontece quando só papo não adianta.
T
Tombo: o que acontece entre o escorregão e o palavrão.
U
Urgente: gente com pressa.
V
Vagalume: besouro guarda-noturno.
X
Xará: um outro que sou eu.
Z
Zebra: bicho que toma sol atrás das grades. Disponível em: <http://pequenidades.blogspot.com.br/2013/05/dicionario-jose-paulo-paes.html>.
Acesso em: 3 mar. 2017.
Enunciado:
O poema de José Paulo Paes chama-se Dicionário, porque
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
TEXTO
Leonardo “se asoma” tras una pared de Florencia
[1] La batalla de Anghiari ha sido durante
500 años una batalla perdida. Se sabe que,
en 1503, Leonardo Da Vinci (1452-1519)
recibió de la república de Florencia el encargo
[5] de pintar un fresco que recreara la victoria de
los florentinos sobre las tropas milanesas a
mediados del siglo XV. Incluso se sabe que el
pintor renacentista ejecutó el trabajo y, de
hecho, en el museo del Louvre de París existe
[10] una copia realizada por Rubens (1577-1640)
basándose en grabados de la época. Al
mejor dicho, la pared. Un equipo de expertos
acaba de asegurar que los rumores de que La
[15] batalla de Anghiari se encontraba oculta tras
un muro del Salón de los Quinientos del
palacio Vecchio tienen toda la pinta de ser
ciertos. Al parecer hay restos de la misma
pintura negra que utilizó Da Vinci para pintar
[20] la Mona Lisa y el San Juan Bautista.
El problema – porque todo no podía ser
tan fácil después de cinco siglos de misterio –
es que La batalla de Anghiari, o lo que quede
de ella, se encontraría justo debajo de otra
[25] obra de arte - de La batalla de Scannagallo,
pintada por Giorgio Vasari en 1565 sobre la
misma pared del palacio Vecchio, sede del
Ayuntamiento de Florencia. Vasari, que sólo
tenía ocho años cuando murió Leonardo Da
[30] Vinci a los 67, recibió en su madurez artística
el encargo de decorar todo el Salón
Quinientos. La duda es si tras la pintura de
Vasari sigue durmiendo la de Leonardo o si
los restos encontrados gracias a una técnica
[35] muy sofisticada son sólo eso, restos. Y sobre
esa duda se libra ahora otra batalla cada vez
más encarnizada.
De una parte, el equipo dirigido por
Maurizio Seracini, un estudioso que lleva 36
[40] años buscando el mural perdido y que,
gracias a apoyos científicos y mediáticos muy
potentes - la Universidad de San Diego, la
National Geographic Society…–, parece haber
alcanzado una feliz conclusión: “Aunque
[45] todavía estamos en las etapas preliminares, la
evidencia muestra que estamos buscando en
el lugar correcto”. Y las evidencias, según
Seracini, son un pigmento negro compuesto
principalmente de manganeso y algo de
[50] hierro, algunos fragmentos de rojo, una fina
capa de beige…
No obstante, Mauricio Seracini no será
demasiado explícito hasta el próximo
domingo, que es cuando National Geographic
[55] Channel emitirá el documental En busca del
Da Vinci perdido. En la otra trinchera, por
ahora sin mecenazgo, se sitúan quienes
sostienen que la investigación de Seracini
puede causar más daño que beneficio.
Según el texto, Mauricio Seracini, jefe del equipo que busca el fresco “La batalla de Anghiari”