Explicaê

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Texto base: Leia os textos a seguir.   Texto 1 Estudos mostram que, no século dezenove, nos engenhos, os filhos de escravos, como seus pais , passavam pelo mesmo tormento de ter que trabalhar, cortar a cana de açúcar, arrastá-la e picá-la em pedaços, colocando-a para moer, espremer e ferver. Podemos supor , então, que seus pequenos corpos também experimentaram o desconforto das altas temperaturas emanadas das caldeiras das casas de purgar, local onde se fabricava o açúcar. Também nas demais atividades em que se empregava mão de obra escrava, a criança trabalhou desde cedo em tarefas que exigiam esforços muito superiores às suas possibilidades físicas. Acompanhando seus pais, fazia desde serviços domésticos (servir, lavar, passar, cozer roupas e consertar sapatos) até trabalhos em madeira. No campo, pastoreava gado e realizava tarefas na roça.   Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.   Texto 2 No século vinte, com o surgimento das fábricas as crianças passaram a trabalhar manipulando as máquinas, se submetendo a trabalhos perigosos, temperaturas altas, não usavam nenhum equipamento de proteção e a jornada de trabalho enorme era de até 12 horas.   Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.


Enunciado:

Compare os textos e escreva uma semelhança e uma diferença entre a situação do trabalho infantil no passado e atualmente:

 

 

Semelhança:

 

 

 

 

Diferença:

 

Imagem

Disponível em: http://www.diariodosertao.com.br/img/upload/images/Setembro_esse/trabalho_infantil_ssousa_fepeti_5.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.

 

Imagem

Disponível em: http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/10/wcms_239994.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.