CAULOS. Disponível em: www.caulos.com. Acesso em: 24 set. 2011.
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
BASSET, B. Disponível em: www.gocomics.com. Acesso em: 4 fev. 2013.
No diálogo entre mãe filho, o uso do verbo fake pelo garoto indica que ele:
- Literatura | 5.2 Modernismo
O verdadeiro romance se passa entre Joyce e a linguagem”, escreveu o crítico Harry Levin a propósito de Finnegans Wake. Cremos que se poderia aplicar a mesma observação a Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Não se quer com isso minimizar a mensagem de tais obras. Mas acentuar que os grandes conteúdos do Grande Sertão, como os de Joyce, se resolvem não só através da, mas na linguagem. Esta não é mais um animal doméstico atrelado ao veículo da “estória”, indiferente aos seus conteúdos. Identifica-se, isomorficamente, às cargas de conteúdo que carrega. [...] Daí a singular importância do romance de Guimarães Rosa, que vem retomar e redimensionar uma tradição, recente, é verdade, mas já quase completamente soterrada, na prosa brasileira: a de Macunaíma, de Mário de Andrade; e a de Oswald de Andrade – Serafim Ponte Grande e Memórias sentimentais de João Miramar –, até hoje confinado às primeiras edições, graças à lamentável indiferença de nossas casas editoras.
CAMPOS, Augusto de. Poesia, antipoesia, antropofagia & cia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
A associação de Guimarães Rosa a Mário de Andrade e Oswald de Andrade, no fragmento, considera como aspecto comum às produções literárias desses escritores um princípio modernista que envolve a(o)
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Uesb) A anemia falciforme é uma doença relacionada a uma alteração genética. Para manifestar a doença, um indivíduo deve herdar genes tanto do pai quanto da mãe.
Com base nas informações e nos conhecimentos básicos de hereditariedade, a análise de aspectos genéticos da anemia falciforme e sua transmissão permite afirmar:
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(CFTMG) Os mamíferos aquáticos marinhos podem ficar submersos por muito tempo, devido a várias adaptações do sistema respiratório e circulatório. A baleia cachalote, por exemplo, pode ficar submersa por mais de uma hora. Quando o animal está na superfície, o ar entra pelo orifício respiratório, e, assim que mergulha, o orifício é fechado, evitando que o animal se afogue. Algumas espécies conseguem aproveitar quase todo o ar inalado e nos cetáceos (baleias e golfinhos) o sangue é mais escuro que o sangue humano.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ (Adaptado). Acesso em: 08 set. 2015.
O aproveitamento citado só é possível devido
- Matemática | 3.1 Introdução
Um paciente inicia um tratamento em que deve ingerir uma dose de um determinado remédio a cada duas horas. Ao ingerir essa dose, a quantidade Q de uma substância no seu organismo aumenta instantaneamente em 2 unidades. Nas próximas duas horas, essa quantidade decresce de maneira linear até atingir a quantidade existente no momento imediatamente anterior à ingestão do remédio. Por descuido, esse paciente tomou a segunda dose do remédio uma hora depois da primeira. A partir daí, não cometeu mais esse tipo de engano, tomando o remédio a cada duas horas. Antes da primeira dose, a quantidade da substância na corrente sanguínea do paciente era de 1 unidade.
O gráfico que melhor representa a quantidade da substância no organismo do paciente nas sete primeiras horas do tratamento é: