Observe a tabela para responder às perguntas.
a) Quantos alunos estão no recreio? _____________
b) Quantos alunos estão brincando de amarelinha? ________
c) Qual das brincadeiras possui mais alunos? ________________________________
d) Qual das brincadeiras possui menos alunos? _______________________________
e) Quantas crianças serão necessárias entrar para o futebol para que fique com a mesma quantidade de crianças da brincadeira de corda? Desenhe e, depois, escreva a resposta no quadrinho.
Questões relacionadas
- História | 6.14 Guerra Fria
Após o fim do conflito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), emergiram como superpotências antagônicas os Estados Unidos da América – EUA – e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS –, ambas vitoriosas sobre o eixo. A disputa entre os EUA, representante do mundo capitalista e a URSS, líder do bloco socialista, ia desde aspectos ideológicos, políticos e econômicos, até conflitos regionais em que cada superpotência apoiava um dos lados envolvidos como forma de afirmar sua superioridade. Essa época de enfrentamento durou até o início da década de 1990 quando a URSS passou por profundas transformações de ordem política e econômica.
No que diz respeito à disputa entre os EUA e a URSS, neste período da História do século XX, assinale a afirmação verdadeira.
- Física
EXPERIMENTO1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas.Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório,diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que,durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, noentanto tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas:
- Física
Uma pequena esfera maciça é lançada de uma altura de 0,6 m na direção horizontal, com velocidade inicial de 2,0 m/s. Ao chegar ao chão, somente pela ação da gravidade, colide elasticamente com o piso e é lançada novamente para o alto. Considerando g = 10,0 m/s2, o módulo da velocidade e o ângulo de lançamento do solo, em relação à direção horizontal, imediatamente após a colisão, são respectivamente dados por:
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Leia o trecho a seguir. “ Iluminismo – As reflexões e atitudes filosóficas, científicas e racionais, a libertação da superstição [...] da maior parte da Europa. [...] Na França, o iluminismo foi associado aos filósofos, aos homens das letras, cientistas e pensadores que estavam unidos em sua crença da supremacia da razão e seu desejo de ver uma mudança prática para combater a desigualdade e a injustiça. [...]” WRIGHT, Edmundo. LAW, Jonathan. Dicionário de História do Mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 380-381.
Enunciado:
Podemos dizer que nessa grande movimentação intelectual e cultural,
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UESB) Uma partícula de massa m = 500,0g descreve uma trajetória retilínea sob a ação de uma única força, que permanece constante. Considerando que a partícula passa de uma velocidade inicial V1= 2,0 m/s para uma velocidade final V2= 6,0 m/s, em um intervalo de tempo t = 5,0s, é correto afirmar: