(UDESC) No contexto histórico da virada do século XIX para o século XX, Lord Kelvin proferiu uma palestra e afirmou que não havia mais muitos pontos obscuros para serem resolvidos pela Física. Destacou que existiam apenas dois problemas: o primeiro referente a não detecção do vento de éter (resultado nulo do experimento de Michelson-Morley), e o segundo, relacionado à partição de energia (emissão e absorção da radiação de corpo negro).
Em relação ao avanço na construção de conhecimento em Física, decorrente dos dois problemas apontados por Lord Kelvin, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais:
- Selos postais
- Selos postais ampliados em tons de cinza em tamanho A5 (corresponde a 1/4 do papel A4)
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Colorsetes coloridos
Desenvolvimento:
1 - Esta atividade pode ser um desdobramento das atividades apresentadas no Livro de Arte a partir da página 46, bem como da atividade 08 descrita neste Banco de Atividades.
2 - Faça uma visita prévia aos correios a fim de adquirir algumas amostras de selos postais (os Correios costumam ter também cartazes comunicando o lançamento de selos comemorativos... Quem sabe seja possível adquirir um?).
3 - Explique para as crianças como funciona a postagem de uma carta pelos correios (se você tiver realizado a atividade 08 deste Banco, as crianças já saberão como).
4 - Em seguida, converse com as crianças sobre o Selo Postal:
4.1 - Conceito de Selo Postal: Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento.
4.2 - Características dos selos postais brasileiros:
- Apresentam temas originais;
- Possuem elevada concepção artística;
- Apresentam beleza e harmonia de imagens;
- Adéquam as imagens aos temas das emissões a que se referem;
- São impressos com técnicas aprimoradas;
- Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com aroma, em formatos diversos (redondo, triangular, especiais em verniz, etc.);
- Possuem aceitação nacional e internacional.
(Disponível em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B35B2555-B8B0-3CEB-BCFDE18795FA774A. Acesso em: set. 2013).
5 - Após contar para os alunos um pouco sobre selos, apresente a eles alguns modelos de selos postais.
6 - Se houver um colecionador de selos conhecido, apresente-o e sua respectiva coleção aos alunos.
7 - Os selos avulsos que você conseguir nos Correios poderão servir para simular um jogo: dividir os selos em grupos por temas, cores, figurativos ou não, entre outros. Pode-se também motivar os alunos a expressar qual dos selos os alunos mais gostaram e por quê.
8 - Em seguida, distribua as fotocópias feitas a partir dos selos para que as crianças realizem intervenções coloridas sobre as imagens. Poderão contornar, encher de pontinhos, linhas coloridas, bem como preencher as formas com canetinha.
9 - Em seguida, após os selos coloridos já fotocopiados, realize a montagem dos mesmos sobre colorset colorido, assim:
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-selos-postais-ajuste-com-peixes-image2143609. Acesso em: set. 2013.
10 – Monte, agora, uma linda exposição!
- Ciências - Fundamental | 05. Vírus e Viroses
Assinale a alternativa correta a respeito dos vírus.
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(UPE) Olinda e Recife viveram momentos históricos diferentes desde os tempos da colonização portuguesa. Chegaram, inclusive, a ter conflitos que assinalavam divergências de interesse. Um deles, a Guerra dos Mascates, que:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Muitas vezes, uma pessoa se surpreende com o aumento de consumo de combustível apresentado por um veículo que faz uma viagem em alta velocidade. Considere uma situação em que a intensidade da força total de resistência ao movimento, Fr, seja proporcional ao quadrado da intensidade da velocidade v do veículo.Se o veículo descrever movimento retilíneo e uniforme e duplicar o módulo da sua velocidade,então a potência desenvolvida pelo motor será multiplicada por: