Observa las oraciones abajo.
1. Silvio _______ mucho y por eso tiene mala digestión.
2. ¿Tú _______ a Diana? Es mi prima, vive cerca de ti.
3. Ayer, mi mamá y yo _______ demasiado tarde.
4. _______ mi corazón ver estas películas sobre guerras.
Elige la alternativa que rellena correctamente los huecos.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Persistência Retiniana
O conceito de persistência retiniana é conhecido desde o Antigo Egito e apesar dos trabalhos desenvolvidos por Isaac Newton e o Cavaleiro d'Arcy, só em 1824 é que Peter Mark Roget definiu-o satisfatoriamente como a capacidade que a retina possui para reter a imagem de um objeto por cerca de 1/20 à 1/5 segundos após o seu desaparecimento do campo de visão, ou seja, é a fração de segundo em que a imagem permanece na retina.
Por muito tempo acreditou-se que este fenômeno fisiológico fosse o responsável pela síntese do movimento. Chegou-se a conclusão que ele constitui, aliás, um obstáculo à formação das imagens animadas, pois tende a sobrepô-las na retina, misturando-as entre si. O que salvou o cinema como aparato técnico foi a existência de um intervalo negro entre a projeção de um fotograma para o outro, permitindo atenuar a imagem persistente que ficava retida pelos olhos. O fenômeno da retina explica apenas uma coisa no cinema, que é o fato justamente de não se ver esse intervalo negro.
Texto retirado do site: http://eba.ufmg.br/panorama/genesis/genese01.html
Compartilhe com os alunos o texto acima e debata com eles o assunto. Pergunte a eles quais os movimentos que poderão fazer além de balançar a mão, para perceberem a persistência da retina. Sugira que procurem em revistas e jornais imagens fotográficas que mostrem esse fenômeno. Proponha também que pesquisem como esse efeito é conseguido numa fotografia. Ao pesquisarem certamente descobrirão que o que tem movimento para ser capturado pelo obturador de uma câmera fotográfica deve estar regulado a uma velocidade alta, portanto se for usado, ao contrário, uma velocidade baixa, a imagem ficará borrada.
Proponha aos alunos fazerem alguns estudos através da fotografia. Eles poderão tirar fotos de movimentos como um pião rodando, uma bolinha de gude, um aceno de mão, etc.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UERJ) Considere um animal que possui oito cromossomos em suas células diploides. Nos esquemas A e B, estão representadas duas células desse animal em processo de divisão celular.
Com base nos esquemas, são identificados os seguintes tipos de divisão celular em A e B, respectivamente:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Observa la receta de un plato tradicional de Cuba. Léala para hacer la cuestión.
Pasa los verbos que aparecen en la elaboración de la receta que están en infinitivo al imperativo en la forma afirmativa. Utiliza el tratamiento formal.
- Matemática - Fundamental | 05. Retas e Ângulos
Na imagem a seguir sabe-se que A
D mede 90°, o ângulo B
C mede 48° e ainda que m(B
D) = 75°.
Qual é a medida do ângulo A
C?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escadas
Escadas de caracol
Sempre
São misteriosas: conturbam.
Quando as desce, a gente
Se desparafusa.
Quando a gente as sobe
Se parafusa
QUINTANA, Mario. Escadas. In: Só meu. São Paulo: Global Editora, 2008.
No verso “Quando a gente as sobe” (verso 6) o termo sublinhado refere-se à palavra