Leia o texto sobre a utilização do insufilme nos vidros dos veículos automotores.
Os proprietários de veículos automotores em países tropicais, como o Brasil, são obrigados a lidar com um componente nem sempre favorável: a forte incidência de luz solar, trazendo consigo o calor e o desconforto aos olhos no momento de dirigir. Una-se a este fator a questão estética e a busca pela privacidade no interior do veículo e têm-se os principais motivos para a popularização de películas nos vidros dos carros em circulação. Mas ao mesmo tempo em que tais problemas são resolvidos com o uso de vidros fumê, outra preocupação surge: como adequar o escurecimento dos vidros com a visibilidade necessária para a perfeita condução do veículo?
Para regular a questão, o CONTRAN editou a resolução número 254/2007, que “Estabelece requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores”. Essas áreas foram divididas em Áreas Indispensáveis à dirigibilidade e demais áreas envidraçadas, como ilustra a figura apresentada.
AID = Áreas Indispensáveis à Dirigibilidade
DAE = Demais Áreas Envidraçadas
Basicamente, nos interessa o que diz o artigo 3º da Resolução:
Os vidros dianteiro e laterais do motorista e carona devem ter, no mínimo, 75% de transmissão luminosa, enquanto o vidro traseiro e laterais traseiros devem ter, no mínimo, 28% de transmissão. O condutor que não obedecer a regra estará infringindo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro:
Art. 230. XVI - com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.
Disponível em: http://abordagempolicial.com/2010/11/pelicula-insulfilm-no-carro-e-proibido/ .Acesso em 07 out. 2011.
Renata pagou para que se colocasse em todos os vidros do seu carro uma película de insufilme com 70% de grau de transparência, mas todos esses vidros já vieram de fábrica com uma transparência de 90%.
De acordo com os dados fornecidos: