Leia o fragmento da reportagem a seguir.
O texto é argumentativo. Além de informar, ele tem como objetivo,
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Texto base: Desenhar objetos em perspectiva é desenhá-los como eles aparecem em uma foto. Em geral, nas pinturas, podemos identificar as que foram e as que não foram feitas com o uso desse recurso, chamado perspectiva. Observe as fotos de quadros famosos apresentados a seguir:
Marque a opção que apresenta o nome do pintor que deixou de utilizar o recurso da perspectiva na confecção do seu quadro.
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
Um técnico acompanhou o desenvolvimento de um atleta desde que ele era adolescente até atingir a idade adulta. Durante esse período, o técnico concluiu que a massa m do atleta, em quilograma, em função da altura h, em metro, variou de acordo com a função:
m (h) = 22.h2
Também constatou que a altura h do rapaz, em metro, em função do tempo t, em ano, variou de acordo com a função:
Para uma avaliação da massa m em função do tempo t, o técnico deve efetuar a composição das funções anteriores. A função que expressa a massa do atleta em função do tempo é
- Ciências - Fundamental | 03. Energia Térmica, Vida e Novos Materiais
Texto para a questão:
Durante uma aula de Física, a professora explicou que quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato direto, ocorre um processo chamado de equilíbrio térmico.
Explique o conceito de equilíbrio térmico e cite um exemplo que ilustre essa situação.
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A(s) questão(ões) a seguir está(ão) relacionada(s) ao texto abaixo.
Muita gente que ouve a expressão “políticas linguísticas” pela primeira vez pensa em algo 1solene, formal, oficial, em leis e portarias, em autoridades oficiais, e pode ficar se perguntando o que seriam leis sobre línguas. De fato, há leis sobre línguas, mas as 2políticas linguísticas também podem ser menos 3formais – e nem passar por leis propriamente ditas. Em quase todos os casos, figuram no cotidiano, 4pois envolvem não só a gestão da linguagem, mas também as práticas de linguagem, e as crenças e valores que circulam a respeito 5delas. Tome, por exemplo, a situação do 6cidadão das classes confortáveis brasileiras, que quer que a escola ensine a norma culta da língua portuguesa. 7Ele folga em saber que se vai exigir isso dos candidatos às vagas para o ensino superior, mas nem sempre observa ou exige o mesmo padrão culto, por exemplo, na ata de condomínio, que ele aprova como está, 8desapegada da ortografia e das regras de concordância verbais e nominais 9preconizadas pela gramática normativa. Ele acha ótimo que a escola dos filhos faça 10baterias de exercícios para fixar as normas ortográficas, mas pouco se incomoda com os problemas de redação nos enunciados das tarefas dirigidas às crianças ou nos textos de comunicação da escola dirigidos à comunidade escolar. Essas são políticas linguísticas. 11Afinal, onde há gente, há grupos de pessoas que falam línguas. Em cada um desses grupos, há decisões, 12tácitas ou explícitas, sobre como proceder, sobre o que é aceitável ou não, e por aí afora. Vamos chamar essas escolhas – 13assim como 14as discussões que levam até 15elas e as ações que delas resultam – de políticas. Esses grupos, pequenos ou grandes, de pessoas tratam com outros grupos, que por sua vez usam línguas e têm as suas políticas internas. Vivendo imersos em linguagem e tendo constantemente que lidar com outros indivíduos e outros grupos mediante o uso da linguagem, não surpreende que os recursos de linguagem lá pelas tantas se tornem, eles próprios, tema de política e objetos de políticas explícitas. Como 16esses recursos podem ou devem se apresentar? Que funções eles podem ou devem ter? Quem pode ou deve ter acesso a 17eles? Muito do que fazemos, 18portanto, diz respeito às políticas linguísticas.
Adaptado de: GARCEZ, P. M.; SCHULZ, L. Do que tratam as políticas linguísticas. ReVEL, v. 14, n. 26, 2016.
Se a expressão “políticas linguísticas” (ref. 2) fosse para o singular, quantas outras alterações seriam necessárias no período para manter-se a concordância?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque