QUEM TRABALHA NA COMUNIDADE
Disponível em: http://claudia.abril.com.br. Acesso em: 3 mar. 2012.
As imagens revelam dois tipos de atividades realizadas por crianças: atividade educativa e atividade de exploração. Explique cada tipo de atividade e dê um exemplo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Construção Chico Buarque Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego [...] Disponível em: <www.letras.mus.br/chico-buarque/45124/>.
Acesso em: 06/03/2017.
Enunciado:
Os versos “Subiu a construção como se fosse máquina” e “Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago” anunciam:
a precariedade das leis trabalhistas no país.
- História | A. Grécia
(FUVEST) Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com a decadência do açúcar, diminuiu cada vez mais a importância dos senhores de engenho. Por outro lado, aumentando a riqueza produzida pelo café, crescia a importância dos fazendeiros que cultivavam o novo produto: tornando-se cada vez mais ricos, eles conseguiram controlar durante muito tempo a política e o governo do Brasil. De tal modo que até as leis brasileiras defendiam os interesses desta minoria rica, mesmo prejudicando o povo.
Em meados do século XIX, com a grande procura do café na Europa e a falta de outros concorrentes, houve maior valorização do produto e consequentemente a expansão das lavouras cafeeiras no país.
Até meados do século XX, o café foi o principal produto da nossa economia, e seus lucros estimularam o desenvolvimento de outras atividades, como a indústria, o setor de transporte e a modernização de muitas cidades, principalmente a cidade de São Paulo.
O desenvolvimento das ferrovias veio com o aumento da produção do café.
CALDEIRA, J. et. al. Viagem pela História do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras;2003. Baseand
- História | 6.14 Guerra Fria
Após cerca de 3 (três) anos de intensos combates e milhões de baixas, em julho de 1953, foi assinado o Armistício de Pan-munjom, que confirmou a divisão da Coreia.
Leia as afirmações abaixo.
I. O Armistício de Pan-munjom, selou a paz definitiva entre as duas Coreias e os Estados Unidos.
II. O conflito iniciou-se com um ataque surpresa de tropas da República Popular da Coreia, ao vizinho do sul, em junho de 1950.
III. O Armistício de Pan-munjom acirrou as diferenças ideológicas entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista), dando início à Guerra Fria.
IV. Durante o conflito, o Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de tropas internacionais para a região, sob o comando do general estadunidense Douglas MacArthur.
Estão corretas:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Famigerado
Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.
O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:
— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?
ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988
A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque: