(UERJ) Os aminoácidos que possuem um centro quiral apresentam duas formas enantioméricas. Observe, abaixo, a estrutura química de quatro aminoácidos.
O único desses aminoácidos que não apresenta enantiômeros é:
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
(UEPA) De um modo geral, a ordem de uma reação é importante para prever a dependência de sua velocidade em relação aos seus reagentes, o que pode influenciar ou até mesmo inviabilizar a obtenção de um determinado composto. Sendo assim, os dados da tabela abaixo mostram uma situação hipotética da obtenção do composto C a partir dos reagentes A e B.
A partir dos dados da tabela acima, é correto afirmar que a reação: A + B -> C é de:
- Filosofia | 4. Moderna
(ENEM 2016 3ªAPLICAÇÃO)
QUINO. Mafalda. Disponível em: www.nova.acropole.pt. Acesso em: 28 fev. 2013.
A figura do inquilino ao qual a personagem da tirinha se refere é o(a)
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Redundâncias
Ter medo da morte
é coisa dos vivos
o morto está livre
de tudo o que é vida
Ter apego ao mundo
é coisa dos vivos
para o morto não há
(não houve)
raios rios risos
E ninguém vive a morte
quer morto quer vivo
mera noção que existe
só enquanto existo
GULLAR, F. Muitas Vozes. São Paulo: José Olympio, 2013.
O poema de Ferreira Gullar, do livro Muitas Vozes, apresenta a morte como uma redundância, como o próprio título aponta. Para o eu-lírico,
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo
(UERN) Considere o texto e a imagem a seguir.
O decênio de 1930 teve como característica própria um grande surto do romance, tão brilhante quanto o que se verificou entre 1880 e 1910, e que apenas em pequena parte dependeu da estética modernista.
(Antônio Candido e J. Aderaldo Castello. Presença da Literatura Brasileira: Modernismo. São Paulo / Rio de Janeiro: Difel, 1979.)
O comentário do especialista associado à imagem apresenta e representa características importantes da prosa modernista da geração de 1930. Em relação à produção literária identificada, assinale a alternativa correta.
- Física
Um tubo em forma de U, aberto nas duas extremidades, possui um diâmetro pequeno e constante. Dentro do tubo há dois líquidos A e B, incompressíveis, imiscíveis, e em equilíbrio. As alturas das colunas dos líquidos, acima da superfície de separação, são Há=35,0 cm e Hb=50,0 cm . Se a densidade de A vale da=1,4 g/cm3 a densidade do líquido B, em g/cm3 vale: