Segundo o texto, um dos objetivos da ONU-HABITAT é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Menina
A máquina de costura avançava decidida sobre o pano. Que bonita que a mãe era, com os alfinetes na boca. Gostava de olhá-la calada, estudando seus gestos, enquanto recortava retalhos de pano com a tesoura. Interrompia às vezes seu trabalho, era quando a mãe precisava da tesoura. Admirava o jeito decidido da mãe ao cortar pano, não hesitava nunca, nem errava. A mãe sabia tanto! Tita chamava-a de ( ) como quem diz ( ). Tentava não pensar as palavras, mas sabia que na mesma hora da tentativa tinha-as pensado. Oh, tudo era tão difícil. A mãe saberia o que ela queria perguntar-lhe intensamente agora quase com fome depressa depressa antes de morrer, tanto que não se conteve e – Mamãe, o que é desquitada? – atirou rápida com uma voz sem timbre. Tudo ficou suspenso, se alguém gritasse o mundo acabava ou Deus aparecia – sentia Ana Lúcia. Era muito forte aquele instante, forte demais para uma menina, a mãe parada com a tesoura no ar, tudo sem solução podendo desabar a qualquer pensamento, a máquina avançando desgovernada sobre o vestido de seda brilhante espalhando luz luz luz.
ÂNGELO. I. Menina. In: A face horrível. São Paulo: Lazuli, 2017.
Escrita na década de 1960, a narrativa põe em evidência uma dramaticidade centrada na
- Química
Assinale a opção que contém a concentração (em mol.L-1) de um íon genérico M+, quando se adiciona um composto iônico MX sólido até a saturação a uma solução aquosa 5x10-3 mol. L-1 em PX.
Dado Kps(MX) = 5X10-12.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Um discurso do Duce
Vós sabeis dizer por qual caso singular em todas as questões os socialistas italianos são contra a Itália? Vós me sabeis dizer por que estão sempre com os povos que maldizem a Itália? Com os albaneses, com os croatas, com os alemães e com todos os outros povos? Me sabeis explicar por que se grita viva a Albânia, que faz a guerra para ter Valona, que é albanesa, e não se grita viva a Itália, que faz guerra para ter Trento e Trieste, que são italianas? Mas que critério é este de ser sempre contra a Itália e de gritar sempre estupidamente “fora”?
MUSSOLINI, Benito. Discursi Politici. Milão, 1921, p. 115.
Uma das características principais do fascismo identificada no discurso de Mussolini é o(a)
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(FGV) Em junho de 2015, o Papa Francisco tornou pública a encíclica Laudato sí (Louvado sejas), na qual trata do meio ambiente e da atual crise ecológica, conforme trecho a seguir.
48. O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: “Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres”. Por exemplo (...), a poluição da água afeta particularmente os mais pobres que não têm possibilidades de comprar água engarrafada, e a elevação do nível do mar afeta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. O impacto dos desequilíbrios atuais manifesta-se também na morte prematura de muitos pobres, nos conflitos gerados pela falta de recursos e em muitos outros problemas que não têm espaço suficiente nas agendas mundiais.
Apud http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
No trecho selecionado da encíclica, o papa estabelece:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para trabajar las partes del barrio, la profesora llevó la siguiente sopa de letras a la clase.
(Imagem elaborada pela autora)
A) Encuentra 4 partes del barrio en la sopa de letras.
B) Completa la frase con una de las palabras.
La preferencia del ______________ no justifica cruzar la calzada de forma imprudente.