Na figura, temos representada uma máquina de operações matemáticas.
Um cubo com um número marcado em uma de suas faces entra na esteira e, ao passar por baixo de cada prensa, tem seu número modifi cado conforme a operação indicada naquela prensa. No exemplo acima, ao entrar um cubo com o número 5, o resultado obtido no final do processo é 15.
Que resultado será obtido no fi nal da máquina se entrar o número 8?
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
(FUVEST 2017 1° FASE) Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.
Garton Ash, Timothy. Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo, 29/11/2015. Adaptado.
Sobre a questão dos refugiados, no final de 2015, considere as três afirmações seguintes:
I. A criação de fronteiras políticas no continente africano, resultantes da partilha colonial, incrementou os conflitos étnicos, corroborando o elevado número de refugiados, como nos casos do Sudão e Sudão do Sul.
II. Além das mortes em conflito armado, da intensificação da pobreza e da insegurança alimentar, a guerra civil na Síria levou um contingente expressivo de refugiados para a Europa.
III. A política do apartheid teve grande influência na Nigéria, país de origem do maior número de refugiados do continente africano, em decorrência desse movimento separatista.
Está correto o que se afirma em
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística
Um congresso sobre o meio ambiente que será realizado em Poços de Caldas/MG vai reunir estudantes dos estados da região Sudeste do Brasil. O gráfico a seguir mostra o número de estudantes inscritos de cada estado.
Será sorteada uma escultura feita com alumínio reciclado entre os estudantes da região Sudeste inscritos nesse congresso. A probabilidade de um estudante carioca ser sorteado é de
- Língua Portuguesa | B. Classes de Palavras
TEXTO I
[1] Também é característico do regime
patriarcal o homem fazer da mulher uma
criatura tão diferente dele quanto possível. Ele
o sexo forte, ela o fraco; ele o sexo nobre, ela o
[5] belo.
Mas a beleza que se quer da mulher, dentro
do sistema patriarcal, é uma beleza meio
mórbida. A menina de tipo franzino, quase
doente. Ou então a senhora gorda, mole,
[10] caseira, maternal, coxas e nádegas largas.
Nada do tipo vigoroso e ágil, aproximando-se
da figura do rapaz.
Talvez nos motivos psíquicos da preferência
por aquele tipo de mulher mole e gorda se
[15] encontre mais de uma raiz econômica:
principalmente o desejo, dissimulado, é claro,
de afastar-se a possível competição da mulher
no domínio, econômico e político.
À exploração da mulher pelo homem,
[20] característica de outros tipos de sociedade ou
organização social, mas notadamente do tipo
patriarcal-agrário — tal como o que dominou
longo tempo no Brasil — convém a extrema
especialização ou diferenciação dos sexos. Por
[25] essa diferenciação exagerada, se justifica o
chamado padrão duplo de moralidade, dando
ao homem todas as liberdades de gozo físico do
amor e limitando o da mulher a ir para a cama
com o marido, toda santa noite que ele estiver
[30] disposto a procriar.
O padrão duplo de moralidade característico
do sistema patriarcal limita as oportunidades da
mulher ao serviço e às artes domésticas. E uma
vez por outra, em um tipo de sociedade católica
[35] como a brasileira, ao contato com o confessor.
Aliás, pode-se atribuir ao confessionário, nas
sociedades patriarcais em que se verifique
extrema reclusão ou opressão da mulher,
função utilíssima de higiene mental, ou melhor,
[40] de saneamento mental.
Muita mulher brasileira deve se ter salvado
da loucura, que parece haver sido mais
frequente entre as mulheres das colônias
puritanas da América do que entre nós, graças
[45] ao confessionário.
Gilberto Freyre. Sobrados e mocambos. Cap. IV. pág. 207-208. Texto adaptado.
O início do segundo parágrafo com um “mas” (linha 6) indica uma oposição
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
2. Texto base: Studiare 107373
MATERIAL
- Corantes para tingir tecido
- Camiseta branca
- Saco plástico
- Água quente
- Bacia pequena
- Recipiente para colocar água quente
- Sal
- Elástico/ligas de borracha
- Cordão
- Avental
- Luvas
- Fogareiro ou fogão pequeno
- Embalagens de ketchup
PROCEDIMENTOS
- O professor vai conversar com os alunos sobre como as fibras são preparadas para serem usadas nas indústrias. Entre os vários tipos de tratamentos de fibras, nesta atividade o professor vai destacar o tingimento de fibras.
- Disponível: http://www.kohlercia.com.br/quali/07.pdf
- http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/algodao-a-fibra-mais-usada-no-mundo/
- Professor, explique para os alunos que existem várias maneiras de tingir as fibras ou tecidos
- Há uma variedade de plantas que podem ser usadas para produzir corantes vegetais tais como: açafrão da terra – tons de amarelo ; repolho roxo – tons de lilás; casca de cebola -tons de roxo, marrons; cravos- tons de laranja, amarelo , verdes, dentre outras. No site abaixo o professor poderá encontrar algumas receitas utilizando o pigmento natural.
- Disponível: http://www.jardimdomundo.com/tingindo-tecidos-e-linhas-com-plantas/
- Esta atividade não deverá ser feita dentro da sala de aula.
- Se a escola permitir, fazer esta atividade na cozinha da escola pois o professor vai precisar utilizar o fogão. Se a escola não disponibilizar a cozinha, leve os alunos para o pátio e coloque um fogareiro que servirá para esquentar a água.
- Nesta atividade os alunos vão experimentar tingir uma camiseta utilizando os corantes industrializados próprios para tingir tecidos.
- Professor antes de começar esta atividade, forre o chão com um plástico e peça aos alunos para colocar luvas e aventais pois o corante fixa na pele e só sai aos poucos. Suja muito as mãos e as unhas.
- Os alunos deverão pegar a camiseta e a partir do meio, fazer bolinhas com a própria camisa e amarrar com as ligas de borracha. Coloque mais de uma liga em cada bolinha de pano que você irá fazer na camisa. Onde o cordão estiver amarrado, vai ficar branco quando for tingir.
Fonte: http://www.comofazeremcasa.net/como-tingir-roupas-hippie-passo-a-passo/
- Os alunos deverão dividir a camiseta em várias camadas com as ligas de borracha. Vá fazendo este procedimento até o final da camiseta.
- Colocar a água para ferver. Quando a água estiver fervendo, colocar uma pitada de sal (que vai fazer a tinta fixar no tecido) e adicionar o corante.
- O professor deverá auxiliar os alunos durante todo o processo de tingimento.
- Colocar as camisetas dentro desta mistura e deixar por uns 20 minutos.
- Retirar as camisas, esperar esfriar , desenrolar o cordão e colocar para secar.
- Outra sugestão para tingir as camisetas, utilizando várias cores seria colocar os corantes de cada cor separados dentro recipientes de ketchup(um para cada cor) e ir depositando cada cor de uma vez na camiseta. Depois que colocar todas as cores, colocar a camiseta dentro da água fervendo com sal e deixar por uns 20 minutos.
- Retirar as camisas, esperar esfriar , desenrolar o cordão e colocar para secar.
Fonte: https://ferrazisadora.wordpress.com/2013/09/30/customizando-tie-dye-mandala/
Enunciado:
ARTE TÊXTIL
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Leia as informações do gráfico para responder a questão
UM BANHO DE LOJA NO INTERIOR
As pequenas e médias cidades em breve terão mais shopping centers que as capitais. Com menos escadas e gente apressada, eles modificam os hábitos de consumo e lazer da população.
De acordo com as informações do gráfico, o número total de shopping centers inaugurados no Brasil desde 2002