Texto base:
Enunciado:
Um projetista resolveu montar uma quadra como a do desenho acima para exposição em um evento, porém com as dimensões, em relação às dimensões originais, proporcionais a 1/5.
Calcule as medidas da quadra que será construída.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las siguientes expresiones:
– Su madre le cantó las cuarenta.
– Estamos como un flan.
– Está hecho polvo.
– Él metió la pata.
Ahora encuentra la situación adecuada para cada una.
a) Mi padre trabajó hasta muy tarde. .....................................................................................
b) Mi hermano le comentó a mi madre sobre su fiesta sorpresa. ..........................................................................
c) Tenemos una presentación mañana. .....................................................................................
d) Pepe se olvidó de estudiar para la prueba: ......................................................
- Ciências - Fundamental | 13. Movimentos da Terra
(PUC-GO) O acendedor de lampiões
Lá vem o acendedor de lampiões da rua!
Este mesmo que vem infatigavelmente,
Parodiar o sol e associar-se à lua
Quando a sombra da noite enegrece o poente!
Um, dois, três lampiões, acende e continua
Outros mais a acender imperturbavelmente,
À medida que a noite aos poucos se acentua
E a palidez da lua apenas se pressente.
Triste ironia atroz que o senso humano irrita: —
Ele que doura a noite e ilumina a cidade,
Talvez não tenha luz na choupana em que habita.
Tanta gente também nos outros insinua
Crenças, religiões, amor, felicidade,
Como este acendedor de lampiões da rua!
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2006. p. 25)
O texto relata uma situação que frequentemente ocorre no mundo contemporâneo, que é a exploração da mão de obra trabalhadora, e faz referência ao Sol e à Lua, que nos remete à temática dos movimentos da Terra. Acerca das características e dos efeitos dos dois movimentos mais importantes de nosso planeta, rotação e translação, são feitas as assertivas a seguir. Analise-as:
I- Têm por efeito a sucessão dos dias e das noites, que influencia na organização da vida, e o solstício, em que os dias e as noites são iguais e determina o começo da primavera e do outono.
II-Têm por efeito a sucessão dos dias e das noites, que influencia na organização da vida, e o solstício, em que os dias e as noites são desiguais e determina o começo do verão e do inverno.
III-Ambos movimentos acontecem no sentido anti-horário, e equinócio significa que os dias e as noites têm igual duração e determina o começo do verão e do inverno.
IV-Ambos movimentos ocorrem de oeste para leste, e equinócio significa que os dias e as noites têm igual duração e determina o começo do outono e da primavera.
De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais necessários
- Imagens – Fotos de objetos e materiais da natureza que possam servir de exemplo para a observação das formas geométricas presentes neles e/ou objetos e materiais para observação.
- Foto de obra de Paul Klee – Senécio – 1922. Disponível em: <http://www.worldgallery.co.uk/art-print/Senecio,-1922-15461.html>. Acesso em: 15 dez 2015.
- Papel A4 com gramatura média – Para colagem. Uma para cada criança.
- Cola bastão ou cola branca.
- Tesoura.
- Revistas e jornais velhos.
- Giz de cera – várias cores.
- Retalhos de papel colorido – Pode ser colorset que é mais firme e fácil de manusear.
- Fita adesiva.
Procedimentos
1 º.Na primeira aula, leve as crianças para uma volta no pátio ou jardim, se a escola tiver, para a observação de formas geométricas na natureza. Você também pode levar para a sala, imagens de materiais da natureza onde as crianças poderão observar e identificar as formas geométricas.
2 º.Para o primeiro trabalho prático, peça às crianças que recortem em papel colorido, várias formas geométricas planas e que construam, na mesa, figuras que eles inventaram ou objetos já existentes na natureza, como árvores, montanhas, bichos, objetos utilitários e outros. Se quiser expor os trabalhos, forneça papel e cola para que eles finalizem a produção.
3 º.Deixe que o grupo observe o trabalho um do outro e que opine sobre como a forma foi construída.
4 º.O segundo trabalho será a observação de uma obra do artista Paul Klee, de nome “Senécio”. O artista constrói um retrato utilizando formas geométricas. É uma pintura e é muito interessante para as crianças observarem e tirarem suas conclusões. Explore bastante a apreciação, perguntando às crianças se elas seriam capazes de fazer uma figura humana usando apenas figuram geométricas. Proponha no trabalho, que poderá ser individual ou em duplas.
5 º.Distribua o material e oriente as crianças no uso das figuras necessárias para compor a obra.
6 º.Exponha as imagens para a apreciação.
Disponível em: <http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto5.html>. Acesso em 27 jan. 2016.
Disponível em: <https://pattindica.wordpress.com/2008/09/24/17-exemplos-de-fractais-na-natureza/ >. Acesso em 27 jan. 2016.
- Biologia | A. Digestão
Sobre a digestão nos diferentes grupos animais, assinale a alternativa INCORRETA:
- Língua Portuguesa | Habilidade 20
Assentamento
Zanza daqui
Zanza pra acolá
Fim de feira,
periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim
Vamos embora
Ver o capim
Ver o baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim
Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora
Quando eu morrer
Cansado de guerra
Morro de bem
Com a minha terra:
Cana, caqui
Inhame, abóbora
Onde só vento se semeava outrora
Amplidão, nação, sertão sem fim
Ó Manuel, Miguilim
Vamos embora
BUARQUE, C. As cidades. Rio de Janeiro: RCA, 1998 (fragmento).
Nesse texto, predomina a função poética da linguagem. Entretanto, a função emotiva pode ser identificada no verso: