Materiais necessários
- Imagens – Fotos de objetos e materiais da natureza que possam servir de exemplo para a observação das formas geométricas presentes neles e/ou objetos e materiais para observação.
- Foto de obra de Paul Klee – Senécio – 1922. Disponível em: <http://www.worldgallery.co.uk/art-print/Senecio,-1922-15461.html>. Acesso em: 15 dez 2015.
- Papel A4 com gramatura média – Para colagem. Uma para cada criança.
- Cola bastão ou cola branca.
- Tesoura.
- Revistas e jornais velhos.
- Giz de cera – várias cores.
- Retalhos de papel colorido – Pode ser colorset que é mais firme e fácil de manusear.
- Fita adesiva.
Procedimentos
1 º.Na primeira aula, leve as crianças para uma volta no pátio ou jardim, se a escola tiver, para a observação de formas geométricas na natureza. Você também pode levar para a sala, imagens de materiais da natureza onde as crianças poderão observar e identificar as formas geométricas.
2 º.Para o primeiro trabalho prático, peça às crianças que recortem em papel colorido, várias formas geométricas planas e que construam, na mesa, figuras que eles inventaram ou objetos já existentes na natureza, como árvores, montanhas, bichos, objetos utilitários e outros. Se quiser expor os trabalhos, forneça papel e cola para que eles finalizem a produção.
3 º.Deixe que o grupo observe o trabalho um do outro e que opine sobre como a forma foi construída.
4 º.O segundo trabalho será a observação de uma obra do artista Paul Klee, de nome “Senécio”. O artista constrói um retrato utilizando formas geométricas. É uma pintura e é muito interessante para as crianças observarem e tirarem suas conclusões. Explore bastante a apreciação, perguntando às crianças se elas seriam capazes de fazer uma figura humana usando apenas figuram geométricas. Proponha no trabalho, que poderá ser individual ou em duplas.
5 º.Distribua o material e oriente as crianças no uso das figuras necessárias para compor a obra.
6 º.Exponha as imagens para a apreciação.
Disponível em: <http://www.revista-temas.com/contacto/NewFiles/Contacto5.html>. Acesso em 27 jan. 2016.
Disponível em: <https://pattindica.wordpress.com/2008/09/24/17-exemplos-de-fractais-na-natureza/ >. Acesso em 27 jan. 2016.