(UNIME) Cada população humana traz consigo sua carga singular de doenças genéticas. Assim, pessoas de ascendência europeia têm maior frequência de fibrose cística, africanos e seus descendentes têm frequência aumentada de siclemia e muitas populações asiáticas têm incidência mais alta de uma anemia chamada talassemia. Esses distúrbios raros resultam de mutações em genes individuais e exibem padrões de herança simples.( EHRIN et al..., 2009, p. 121).
Considerando-se aspectos das causas contextualizadas nas doenças genéticas, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) São causadas por variantes de genes ou de cromossomos, embora a expressão de tais condições, muitas vezes, seja influenciada por fatores ambientais e pela constituição genética de outros locos do indivíduo.
( ) Cada distúrbio genético é causado por alelos em um ou mais locos gênicos, cuja frequência varia de muito rara até moderadamente comum (como os alelos para fibrose cística, que são bastante frequentes em algumas populações).
( ) A seleção natural tende a eliminar indivíduos que manifestam doenças genética e isso seria a explicação mais provável pelo qual há mais indivíduos com doenças dominantes do que recessivas.
( ) A alta frequência de alelos para siclemia e para várias outras hemoglobinas defeituosas, em alguns locais geográficos, sinalizou a probabilidade de que algum agente da seleção natural estivesse mantendo esses alelos nas populações.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a