Leia os textos a seguir e responda à questão.
Texto 1
Texto 2
Texto 3
MARSICO, Maria Teresa. Marcha criança. São Paulo: Scipione, 2010. p. 25.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UEL)
O sistema nervoso compreende uma rede de comunicações e controles que permite ao organismo interagir com o ambiente. Essa interação pode se dar através de estruturas chamadas de receptores sensoriais, as quais detectam diferentes formas de energia, como a térmica, representada na charge. Com relação ao sistema sensorial, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O sistema sensorial, por meio de seus receptores, leva informações da interação do corpo com o ambiente ao sistema nervoso central, na forma de impulsos nervosos.
( ) As sensações de dor e de temperatura apresentam os mesmos conjuntos de receptores e, por serem sensações distintas, são transportadas por diferentes tipos de fibras até o sistema nervoso central e, por diferentes vias, ao sistema nervoso periférico.
( ) Os corpúsculos de Meisnner, de Paccini, de Ruffini, de Merkel e de Krause são responsáveis por diferentes percepções sensoriais quando em contato da pele com diferentes objetos ou com o ambiente.
( ) Os bulbos terminais de Krause, por serem terminações livres, têm por função perceber variações de temperatura e, por isso, apresentam uma distribuição uniforme por todo o corpo.
( ) Na espécie humana, os receptores cutâneos estão presentes na pele da face, na palma das mãos e na ponta dos dedos, os quais se apresentam na forma de terminações nervosas livres, o que nos permite sentir a dor.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(PUC-CAMP) É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá, o objeto terá
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
A hemofilia A, uma doença hereditária recessiva que afeta o cromossoma sexual X, é caracterizada pela deficiência do fator VIII da coagulação.
Considere a primeira geração de filhos do casamento de um homem hemofílico com uma mulher que não possui o gene da hemofilia.
As chances de que sejam gerados, desse casamento, filhos hemofílicos e filhas portadoras dessa doença, correspondem, respectivamente, aos seguintes percentuais:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.07 Resumo
Leia o fragmento da narrativa de aventura A torre mal-assombrada, de Susannah Leigh.
Para onde vamos?
Fantasmas, formas estranhas, mistério... Quem seria o tal “vocês sabem quem”? Kika estava disposta a encontrar as respostas para tudo isso. Mas era preciso ir até ao cemitério.
— Não estou gostando nem um pouco — confessou Fred.
— Nem eu — concordou Bel. — Além disso, nós não sabemos chegar lá. A floresta é escura, e nós vamos acabar nos perdendo.
Mas Kika já estava a caminho, seguindo a única trilha que conduzia à torre, e os outros tiveram de correr para alcançá-la.
Logo chegaram a uma encruzilhada, de onde partiam trilhas em diversas direções. No chão, um velho poste de orientação tinha suas placas destruídas e quebradas.
Kika ficou olhando atentamente os pedaços espalhados. Num lampejo de inspiração, ela conseguiu descobrir o caminho que os levaria ao cemitério.
LEIGH, Susannah. A torre mal-assombrada. São Paulo: Scipione, 1997.
Um breve resumo dos principais eventos do segmento está em: