(PUC-CAMP) É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá, o objeto terá
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
Considere um banco de dados (Quadro 1) que apresenta sequências hipotéticas de DNA de duas áreas de extrativismo permitido (A1 e A2) e duas áreas de conservação (B1 e B2). Um órgão de fiscalização ambiental recebeu uma denúncia anônima de que cinco lojas moveleiras (1, 2, 3, 4 e 5) estariam comercializando produtos fabricados com madeira oriunda de áreas onde a extração é proibida. As sequências de DNA das amostras dos lotes apreendidos nas lojas moveleiras foram determinadas (Quadro 2).
Quadro 1
Áreas
Sequências de DNA
A1 – Extrativismo
TCC TAA TTG AAA
TCC TAA CTG AGA
A2 – Extrativismo
TCC TAA TGT CAC
TCC AAA TTG CAC
B1 – Conservação
TCC AAA TTT CAC
TCC TAA TGT CAC
B2 – Conservação
TCC TAA CTG AGA
TCC AAA TTT CAC
Quadro 2
Amostras
Sequências de DNA
1
TCC TAA CTG AGA
2
TCC TAA TTG AAA
3
TCC TAA TGT CAC
4
TCC AAA TTG CAC
5
TCC AAA TTT CAC
MIRANDA, N. E. O.; ALMEIDA JÚNIOR, E. B. A.; COLLEVATTI, R. G. A genética contra os crimes ambientais: identificação de madeira ilegal proveniente de unidades de conservação utilizando marcador molecular.
Genética na Escola, v. 9, n. 2, 2014 (adaptado).
Qual loja moveleira comercializa madeira exclusivamente de forma ilegal?
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
O Sr. Mauro resolveu confeccionar um portão de madeira para sua casa de sítio, de acordo com o esquema representado a seguir.
Achando a estrutura de madeira um pouco flexível, resolveu reforçá-la com mais uma peça de madeira. Pensou então nas duas possibilidades apresentadas a seguir. Analise-as.
Pensando em uma possibilidade matematicamente mais viável para solucionar o problema em questão, por qual delas o Sr. Mauro deveria optar?
Justifique sua resposta, utilizando argumentação matemática.
- Ciências - Fundamental | 09. Imunização
Texto base: 11106726
Texto introdutório
O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo de agentes infecciosos. Uma das formas de fortalecer essa proteção é por meio da imunização, que pode ser ativa ou passiva. Além disso, é importante entender a diferença entre soro e vacina, dois termos comuns quando se fala em imunização.
Enunciado:
Qual é a diferença entre soro e vacina?
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
Maggie's Farm
I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more
I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more
Well, I wake up in the morning
Fold my hands and pray for rain
I got a head full of ideas
That are drivin’ me insane
It’s a shame the way she makes me scrub the floor
I ain’t gonna work on Maggie’s farm no more
I ain’t gonna work for Maggie’s brother no more
I ain’t gonna work for Maggie’s brother no more
Well, he hands you a nickel
He hands you a dime
He asks you with a grin
If you’re havin’ a good time
Then he fines you every time you slam the door
I ain’t gonna work for Maggie’s brother no more
I ain’t gonna work for Maggie’s pa no more
No, I ain’t gonna work for Maggie’s pa no more
Well, he puts his cigar out in your face just for kicks
His bedroom window it is made out of bricks
The National Guard stands around his door
Ah, I ain’t gonna work for Maggie’s pa no more, alright
DYLAN, B. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 15 set. 2021.
Nestas estrofes, o conjunto de cenas descritas mostra que a principal dificuldade experimentada pela pessoa cuja história é contada na letra da música refere-se
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Disponível em: https://www.contioutra.com. Acesso em: 20 out. 2021.
A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas salas de aula: a discrepância entre o interesse do aluno e a abordagem do professor. Buscando convencer o seu interlocutor, o aluno da tira faz uso, enquanto estratégia argumentativa, de