(PUC-CAMP) É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá, o objeto terá
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Leia o cardápio elaborado pelas nutricionistas Mariana Del Bosco Rodrigues e Renata PinottiCafé
*1 copo de leite com achocolatado
*2 bisnaguinhas com margarina, *Meio mamão papaia
1 iogurte natural batido com morango
*4 torradas com geleia
Lanche
*1 copo de suco de laranja
*3 biscoitos simples
*Gelatina com maçã picadinha
*1 barrinha de cereal
Almoço
* Salada de alface e agrião com tomate cereja e palmito, uma pitada de sal e um fio de azeite
*4 colheres de sopa de arroz
*2 colheres de sopa de feijão |
*1 bife (110g) acebolado
*2 colheres de sopa de abobrinha refogada
*Salada de agrião com repolho roxo e repolho branco em tiras finas com cenoura ralada, uma pitada de sal e um fio de azeite
*4 colheres de sopa de arroz
*2 colheres de sopa de lentilha |
*Omelete de escarola com 1 ovo
*1 cacho de uva |
Lanche
*Leite fermentado
*3 biscoitos simples
*1 Pera
*1 copo de suco de maracujá
*1 fatia de queijo minas
*1 fatia de pão de forma
Jantar
*1 prato de sopa de verduras com legumes, massa e carne
*Folhas verdes, pepino, tomate e azeitona, peito de peru
*1 xícara de macarrão cozido *Três almôndegas cozidas no molho de tomate
Ceia
*1 copo de leite
Importante
Tomar água nos intervalos das refeições.
Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI213396-15257,00.html>. Acesso em: 11 abr. 2014.
Enunciado:
De acordo com o cardápio, escreva dois alimentos ricos em:
A) carboidratos
B) proteínas
- Literatura | 5.2 Modernismo
O OPERÁRIO NO MAR
Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. Não ouve, na Câmara dos Deputados, o líder oposicionista vociferando. Caminha no campo e apenas repara que ali corre água, que mais adiante faz calor. Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos. Tenho vergonha e vontade de encará-lo: uma fascinação quase me obriga a pular a janela, a cair em frente dele, sustar-lhe a marcha, pelo menos implorar-lhe que suste a marcha. Agora está caminhando no mar. Eu pensava que isso fosse privilégio de alguns santos e de navios. Mas não há nenhuma santidade no operário, e não vejo rodas nem hélices no seu corpo, aparentemente banal. Sinto que o mar se acovardou e deixou-o passar. Onde estão nossos exércitos que não impediram o milagre? Mas agora vejo que o operário está cansado e que se molhou, não muito, mas se molhou, e peixes escorrem de suas mãos. Vejo-o que se volta e me dirige um sorriso úmido. A palidez e confusão do seu rosto são a própria tarde que se decompõe. Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio do mar. Único e precário agente de ligação entre nós, seu sorriso cada vez mais frio atravessa as grandes massas líquidas, choca-se contra as formações salinas, as fortalezas da costa, as medusas, atravessa tudo e vem beijar-me o rosto, trazer-me uma esperança de compreensão. Sim, quem sabe se um dia o compreenderei?
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2015 1ª FASE) Atente para as seguintes afirmações relativas ao texto de Drummond, considerado no contexto da obra a que pertence:
I. A referência inicial aos modos de se representar o operário sugere uma crítica do poeta aos estereótipos presentes na literatura da época em que o texto foi escrito.
II. O alcance simbólico da figura do operário depende, inclusive, do fato de que, no texto, ele é constituído por tensões que o fazem, ao mesmo tempo, comum e extraordinário, familiar e enigmático, próximo e longínquo, etc.
III. A imagem do operário que anda sobre o mar pode simbolizar a criação prodigiosa de um mundo novo – a “vida futura” –, igualmente anunciado em símbolos como o das “mãos dadas”, o da “aurora”, o do “sangue redentor”, também presentes no livro.
Está correto o que se afirma em
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Na presença de certos solventes, as proteínas sofrem alterações tanto em sua estrutura espacial quanto em suas propriedades biológicas. No entanto, com a remoção do solvente, voltam a assumir sua conformação e propriedades originais.
Essas características mostram que a conformação espacial das proteínas depende do seguinte tipo de estrutura de suas moléculas:
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Há uma variedade de expressões que são típicas ou características do modo de falar de brasileiros de diferentes lugares.