A escola também mudou muito com o passar dos anos.
Numere as frases a seguir de acordo com a ordem dos acontecimentos.
a) ( ) As crianças aprendiam com os adultos porque não existiam escolas.
b) ( ) A fase escolar em que você estuda hoje já foi chamada de ensino elementar e ensino primário.
c) ( ) O nome da fase em que você estuda é ensino fundamental.
d) ( ) Nas cidades da Grécia Antiga e da Roma Antiga, os meninos também aprendiam a ser soldados. Já as meninas tinham que estudar em casa porque não havia escola para elas.
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UPE-SSA) Um relógio inteligente utiliza fotopletismografia para medir a frequência cardíaca de seu usuário. Essa tecnologia consiste na emissão de luz de coloração esverdeada no braço do portador e na conseguinte medição, por fotossensores, da intensidade da luz refletida por sua pele. Quando o coração bate, o sangue flui, e a absorção da luz verde através da pele é maior. Entre batidas, a absorção é menor. Piscando a luz centenas de vezes em um segundo, é possível calcular a frequência cardíaca. Suponha que, monitorando os resultados obtidos pelo relógio, um usuário tenha se deparado com o seguinte gráfico de absorção da luz em função do tempo:
Então, sua frequência cardíaca em batimentos por minuto (bpm) no momento da medida está melhor representada na faixa entre
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e de que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola — nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo.
Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa,mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fique sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa.
BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969.
O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo
- História - Fundamental | 13. A Nova Ordem Econômica e o Imperialismo
Para resolver a questão, leia o trecho.
Para justificar a ação imperialista, apresentaram-se razões humanitárias, que deram origem à Teoria do "Fardo do Homem Branco", segundo a qual as nações mais adiantadas tinham uma missão [...] a cumprir: levar o progresso às regiões mais primitivas, onde ele não poderia se desenvolver sozinho. Caberia ao "homem branco" livrar a África do canibalismo e do primitivismo. A pseudociência também foi utilizada para justificar a superioridade racial do homem branco em relação ao homem não branco e a expressão "darwinismo social" tornou-se comum entre os defensores do imperialismo.
Disponível em: <historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=551>. Acesso em: 12 mar. 2013.
As razões humanitárias indicavam uma justificativa para o objetivo econômico dessa partilha do mundo, que era
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee a seguir la rutina de los Simpson.
Disponible en <http://elechipre.blogspot.com.br/2012/11/rutina.html>. Acceso el: 04 mar. 2014.
Escribe tu rutina, usando los verbos reflexivos, las expresiones de frecuencia, partes del día y el vocabulario de los objetos de higiene.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 218 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham no mundo. Qual é o principal motivo que leva uma criança a trabalhar?