Faça a relação entre as imagens e as legendas.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Impressão em tamanho grande da obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Lápis de cor
- Papel ofício
- Tesoura sem ponta
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Imprimir a obra em um tamanho grande e colocar na frente do quadro na sala de aula.
- Fonte: http://regbor.blogspot.com.br/2011/04/maya-com-boneca-picasso.html
- Depois de mostrar a obra para as crianças, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
- Que figura você está vendo?
- Como está o rosto da menina?
- Que cores aparecem na obra?
- Feito esta reflexão, o professor vai distribuir a folha de papel ofício para cada criança.
- Pedir para as crianças desenharem o seu auto-retrato.
- Auxiliar os alunos quanto à proporção do desenho. Fazer o desenho ocupando a folha inteira.
- Colorir os desenhos
- Depois de colorido, cada criança deverá recortar os olhos, a boca, o nariz, as orelhas, e deverá colar em outra folha mais em locais desencontrados. Um olho estará mais acima, o outro mais embaixo, e assim por diante.
- Auxiliar os alunos nesta hora lembrando sempre do cubismo que já foi estudado anteriormente.
- Para dar acabamento no trabalho as crianças poderão usar o lápis de cor, modificando o seu auto-retrato.
- Expor os trabalhos
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.
Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma
- Química | 2.8 Radioatividade
Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.
RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamosesclarecer. Física na Escola. V. 8, nº 2, 2007.São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).
Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Dividir a turma em grupos para facilitar o uso dos materiais
2 - Iniciar a atividade perguntando aos alunos se conhecem o círculo cromático.
3 – Anunciar que irão construir um.
4 – Desenhar no quadro o círculo cromático, pedindo aos alunos que transfiram o desenho para o papel.
5 – Enquanto os alunos desenham, distribuir para cada grupo três copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuarem as misturas.
6 – Escrever no quadro onde as cores primárias serão colocadas no círculo cromático e deixe que as crianças preencham os espaços correspondentes à estas cores.
7 – Explicar que os espaços intermediários serão preenchidos pelas misturas, entre as duas cores primárias que os delimitam, formando assim as cores secundárias e deixar que eles efetuem as misturas e preencham os espaços respectivos: entre o amarelo e o azul, o verde; entre o amarelo e magenta, o laranja; entre o azul e o magenta, o violeta.
8 – Neste momento, quando estiverem com o círculo completo, demonstrar a eles que as cores quentes e frias encontram-se em lados opostos, de forma sequencial, no círculo cromático:
9 – Agora, é só observar o que acontece com os contrastes. O resultado é que os contrastes de maior intensidade dizem respeito às cores complementares, ou seja, àquelas que se encontram em lados opostos no círculo cromático:
Magenta e verde, amarelo e roxo, laranja e azul são cores complementares entre si e, ao mesmo tempo, definem o máximo de contraste entre duas cores. Elas são complementares porque, para que o verde contenha em sua composição as três cores primárias, só falta o magenta. A mesma regra se aplica às demais.
10- Agora é só associar esta informação, por exemplo, à logomarca do Itaú, às cores da Escola de Samba Mangueira.
11- Colagens interessantes poderão ser feitas usando o princípio do contraste, a partir de cores complementares.
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(PUCCAMP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A razão mais profunda do Naturalismo foi a experiência política da geração de 1848: o fracasso da revolução, a repressão, a ascensão de Luís Napoleão - uma torva experiência que obrigou os escritores a uma concentração nos fatos, a um enfrentamento com a realidade, à mais rigorosa objetividade, no plano artístico, e, no plano ético, à solidariedade social e ao ativismo político.
(Franklin de Oliveira. Literatura e Civilização. Rio de Janeiro: Difel/INL, 1978, p. 74)
No contexto histórico da geração de 1848, a França tornou-se palco inicial e de expansão de revoltas em toda a Europa que enfraqueceram definitivamente os movimentos