Texto base: O texto que se segue é um editorial, texto jornalístico que abre os jornais ou as revistas, geralmente, apresentando fatos ou reportagens que fazem parte desses exemplares.
Enunciado:
Explique a que a autora do texto se refere quando emprega a palavra “capricho”.
Questões relacionadas
- História | 6.14 Guerra Fria
Após o fim do conflito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), emergiram como superpotências antagônicas os Estados Unidos da América – EUA – e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS –, ambas vitoriosas sobre o eixo. A disputa entre os EUA, representante do mundo capitalista e a URSS, líder do bloco socialista, ia desde aspectos ideológicos, políticos e econômicos, até conflitos regionais em que cada superpotência apoiava um dos lados envolvidos como forma de afirmar sua superioridade. Essa época de enfrentamento durou até o início da década de 1990 quando a URSS passou por profundas transformações de ordem política e econômica.
No que diz respeito à disputa entre os EUA e a URSS, neste período da História do século XX, assinale a afirmação verdadeira.
- Física | C. Indução Eletromagnética
O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:
Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante.
Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon:
- Geografia - Fundamental | 6.6 Fatores do Clima
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, informou que o furacão "Tomas" provocará fortes chuvas sobre Haiti, República Dominicana e Porto Rico. E que ao se deslocar pelo arquipélago das Bahamas, avançará com ventos de 120 km/h, diminuindo de intensidade em menos de 24 horas, até se transformar de novo em tempestade em processo de degradação, conforme for se afastando do Caribe e adentrando no oceano Atlântico.
Trecho adaptado do texto: Furacão "Tomas" dia 6/11/2011.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/11/06/furacao-tomas-provoca-fortes-chuvas-sobre-haiti-porto-rico-e-r-dominicana.jhtm Acesso em: 16/02/2011
O furacão “Tomas” não será o primeiro nem o último, a América central está localizada na trajetória dos furacões. EXPLIQUE o processo de formação dos Furacões.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O soro fisiológico é uma das soluções mais utilizadas na área de saúde. Consiste em uma solução aquosa de cloreto de sódio NaCℓ 0,9% em massa por volume, que equivale à concentração 0,15 mol . L-1. Dispondo de uma solução estoque de NaCℓ 0,50 mol . L-1, o volume necessário dessa solução, em mL, para preparar 250 mL de soro fisiológico será igual a:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais.É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a):