Observe a imagem e responda à questão.
Disponível em <http://www.osascoagora.com.br/cultura-e-lazer/osasco-antiga-fotos-antigas-e-historicas-do-municipio-de-osasco-parte-ii/> Acesso em 01/07/2010
Cite outras duas características das escolas dessa época.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
A maior piscina do mundo, registrada no livro Guiness, está localizada no Chile, em San Alfonso del Mar, cobrindo um terreno de 8 hectares de área. Sabe-se que 1 hectare corresponde a 1 hectômetro quadrado.
Qual é o valor, em metros quadrados, da área coberta pelo terreno da piscina?
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2013 1° FASE) A partir de considerações teóricas, foi feita uma estimativa do poder calorífico (isto é, da quantidade de calor liberada na combustão completa de 1 kg de combustível) de grande número de hidrocarbonetos.
Dessa maneira, foi obtido o seguinte gráfico de valores teóricos:
Com base no gráfico, um hidrocarboneto que libera 10.700 kcal/kg em sua combustão completa pode ser representado pela fórmula
Dados:
Massas molares (g/mol) - C = 12,0 ; H = 1,00
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FUVEST 2011 1° FASE) A figura abaixo traz um modelo da estrutura microscópica de determinada substância no estado sólido, estendendo-se pelas três dimensões do espaço. Nesse modelo, cada esfera representa um átomo e cada bastão, uma ligação química entre dois átomos.
A substância representada por esse modelo tridimensional pode ser
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
Folha de S. Paulo. Classificados, 27 fev. 2012 (adaptado).
Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que lhes conferem determinado formato.
Esse classificado procura convencer o leitor a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O trabalho produz ao mesmo tempo mercadorias e o operário enquanto mercadoria. O resultado do trabalho se enfrenta com seu produtor como um objeto alheio, estranho – está dado o mecanismo essencial de explicação da alienação. Como produtor, o operário não se sente sujeito, mas objeto do seu objeto. [...] Embora tenha o potencial transformador da realidade, o que o homem mais recusa é trabalhar. Foge do que o tornaria humano porque não se reconhece no que faz, no que produz, no mundo que transforma. Porque trata-se de trabalho alienado.
SADER, E. Apresentação. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
Ao discutir o conceito de alienação do trabalho, Marx defende que o(a)