ENCONTRO DISCUTE DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À EDUCAÇÃO
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u5793.shtml> Acesso em 01/07/2010
Que direitos das crianças serão discutidos nesse encontro?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.
Carta na Escola. Nº 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado).
Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia a Constituição de 1891 e a de 1988, e responda
Por que a Constituição de 1988 foi chamada de Constituição cidadã?
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Lee la carta a continuación.
Estimado/a Sr./Sra.:
Nos ponemos en contacto con Ud. para comunicarle que el Centro Nacional de Física de Partículas, Astropartículas y Nuclear (CPAN1 ) convoca la primera edición de Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! Esta actividad consiste en un taller práctico donde se propone a estudiantes de secundaria que se conviertan en físicos de partículas por un día y analicen datos del Gran Colisionador de Hadrones (LHC), el mayor acelerador de partículas del mundo que opera el Laboratorio Europeo de Física de Partículas (CERN) en Ginebra, y que cuenta con una importante participación española.
El taller Física de partículas en el instituto: ¡Investiga con el LHC! se desarrolla en el marco de la Semana de la Ciencia el próximo mes de noviembre. La actividad incluye un ciclo de conferencias en los institutos de educación secundaria que los centros pueden solicitar durante el curso 2011‐2012.
Más información y registro: www.i‐cpan.es/eso [email protected]
Esperamos que esta información sea de su interés y contemos con su participación en esta actividad divulgativa.
Disponible en <https://www.i-cpan.es/media/presentacion_masterclass_CPAN.pdf>. Acceso el 15 de junio de 2019.
Marca la mejor despedida para la carta.
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Leia o trecho a seguir. Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram. Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai. Disponível em:< https://goo.gl/KdWtHn>. Acesso em: 26 abr. 2018 Entretanto não foi apenas na América Portuguesa que houve um extermíno da população indígena, na vizinha América Espanhola o extermínio foi impiedoso.
Enunciado:
A respeito da vitória dos espanhóis e do extermínio das populações nativas pode-se afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Que espetáculo é esse, capaz de atrair a atenção de 1 bilhão de pessoas por noventa minutos? Que mistério é esse, capaz de fazer 1⁄6 da população mundial parar para acompanhar 25 homens correndo em direções desconexas sobre um palco verde com linhas brancas? Por que apenas um desses homens, com uma esfera nos pés, é capaz de hipnotizar a multidão e, a seguir, surpreendê-la? Por que algo tão simples como chutar uma bola modifica vidas, produz riqueza, paralisa países? Esta é uma história que começou na Inglaterra.
Em 150 anos, o futebol redefiniu a palavra esporte, interrompeu guerras, gerou ídolos, lendas, celebridades. Virou e revirou a indústria do entretenimento, estendeu sombras enormes atrás de corpos franzinos, transformou meninos pobres em ícones planetários, criou modas, gerou empregos e se tornou o jogo mais jogado do mundo. Uma bola, três juízes, 22 jogadores e pronto – podemos acompanhar a final da Copa do Mundo ou o grande clássico de Gana, entre Asante Kotoko e Hearts of Oak, num campo que tem mais terra do que grama.
Este Almanaque é um inventário sobre um esporte que apaixona e mesmeriza. O hábito de chutar uma esfera por diversão tem idade imprecisa. Existem indícios de que brincar com a bola nos pés é diversão há mais de cinco mil anos. A redonda já rolava na China milenar, na Grécia Antiga, no Império Romano, em sacrifícios mais... até que os ingleses mataram a distinta no peito e resolveram discipliná-la.
Isso aconteceu em 1863. E é dessa história que começamos a falar nas páginas seguintes. Da história, dos times, das seleções, dos craques, do folclore. De tudo o que se escreveu e falou sobre futebol, especialmente no Brasil. Afinal, este é o autodeclarado país do futebol, terra de 190 milhões de treinadores, todos responsáveis orgulhosos elas cinco estrelas que a seleção carrega no peito.
(POLI, Gustavo & CARMONA, Lédio. Almanaque do Futebol Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB Cultural, 2009. p. 9)
Sabe-se que uma oração subordinada adjetiva restritiva, como o próprio nome já o diz, restringe e particulariza o sentido de um substantivo ou pronome que a antecede. Através desse conceito, identifique a alternativa na qual a oração em destaque apresenta essa função.