AMARELINHA
De amarelinha,
vamos brincar?
- No par ou ímpar,
quem vai começar?
O gravetinho,
pode riscar!
Do inferno ao céu,
tanto a pular!
Seguro a perna,
o pé também.
Jogo a pedrinha,
acertei, meu bem! […]
TOLEDO, Alba de Castro. Poesia, casa e companhia. Belo Horizonte: Lê. p. 22-23.
(A) No poema podemos identificar algumas regras da brincadeira “Amarelinha”. Quais regras são essas?
(B) Por que as regras são importantes?
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UERJ) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)?
O grupo estabeleceu um califado, uma forma de Estado dirigido por um líder político e espiritual de acordo com a lei islâmica, a sharia. O EI controla hoje um território que engloba partes da Síria e do Iraque.
Apesar de estar presente só nesses dois países, o grupo prometeu “romper as fronteiras” do Líbano e da Jordânia com o objetivo de “libertar a Palestina” e, para isso, tem pedido o apoio de todo o mundo muçulmano, além de exigir que todos jurem lealdade a seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi.
Adaptado de bbc.com, novembro/2015.
GRUPO TERRORISTA JUDEU ATACA VILAREJOS PALESTINOS E IGREJAS CRISTÃS
A existência da nova rede terrorista conhecida como Revolta, formada por jovens moradores de colônia judaica da Cisjordânia, veio à tona há seis meses.
O manifesto dos extremistas da Revolta sustenta que eles “buscam o colapso do Estado de Israel”, com seu governo democrático e seus tribunais, e a criação de um reino judeu para substituí-lo, com as leis do judaísmo, expulsando quem não seguir esses preceitos.
Adaptado de O Globo, 07/02/2016.
Os dois casos relatados nas reportagens são exemplos do movimento social de caráter político denominado:
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
(FUVEST 2007 1ª FASE) Sejam a1, a2, a3, a4, a5 números estritamente positivos tais que log2 a1, log2 a2, log2 a3, log2 a4, log2 a5 formam, nesta ordem, uma progressão aritmética de razão 1/2. Se a1 = 4, então o valor da soma a1 + a2 + a3 + a4 + a5 é igual a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe a tirinha da Mafalda desenhada pelo cartunista argentino Quino. Mafalda revela algo sobre ela mesma para sua amiga. Disponível em: <http://www.nanoverso.com/>. Acesso em: 19 out. 2015.
Enunciado:
O que Mafalda conta para sua amiga?
- Matemática | 1.09 Radiciação
"Veja os algarismos: não há dois que façam o mesmo ofício; 4 é 4, e 7 é 7. E admire a beleza com que um 4 e um 7 formam esta coisa que se exprime por 11. Agora dobre 11 e terá 22; multiplique por igual número, dá 484, e assim por diante."
ASSIS, M. Dom Casmurro. Olinda: Livro Rápido, 2010.
No trecho anterior, o autor escolheu os algarismos 4 e 7 e realizou corretamente algumas operações, obtendo ao final o número 484.
A partir do referido trecho, um professor de matemática solicitou aos seus alunos que escolhessem outros dois algarismos e realizassem as mesmas operações. Em seguida, questionou sobre o número que foi obtido com esse procedimento e recebeu cinco respostas diferentes.
Quais alunos apresentaram respostas corretas, obedecendo ao mesmo princípio utilizado nas operações matemáticas do autor?
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).
A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de: