AMARELINHA
De amarelinha,
vamos brincar?
- No par ou ímpar,
quem vai começar?
O gravetinho,
pode riscar!
Do inferno ao céu,
tanto a pular!
Seguro a perna,
o pé também.
Jogo a pedrinha,
acertei, meu bem! […]
TOLEDO, Alba de Castro. Poesia, casa e companhia. Belo Horizonte: Lê. p. 22-23.
(A) No poema podemos identificar algumas regras da brincadeira “Amarelinha”. Quais regras são essas?
(B) Por que as regras são importantes?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia o convite do aniversário da Flávia.
Enunciado:
1. Registre nos relógios ilustrados a seguir os horários de início e término da festa de aniversário.
2. Calcule quanto tempo durou a festa de aniversário.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O processo de formação do povo brasileiro, que se fez pelo entrechoque de seus contingentes índios, negros e brancos, foi, por conseguinte, altamente conflitivo. Pode-se afirmar, mesmo, que vivemos praticamente em estado de guerra latente, que, por vezes, e com frequência, se torna cruento, sangrento. Conflitos interétnicos existiram desde sempre, opondo tribos indígenas umas às outras. Mas isso se dava sem maiores consequências, porque nenhuma delas tinha possibilidade de impor sua hegemonia às demais. A situação muda completamente quando entra nesse conflito um novo tipo de contendor, de caráter irreconciliável, que é o dominador europeu e os novos grupos humanos que ele vai aglutinando, avassalando e configurando como uma macroetnia expansionista.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia da Letras, 1995.
Para o autor do texto, Darcy Ribeiro, a violência foi um componente essencial na formação do povo brasileiro. Essa formação
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra "mentira", como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. "Meia-verdade", por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que existia uma "Meia-verdade". Para o Conar, Conselho Nacional de Autor regulamentação Publicitária, existem a verdade a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu só? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
Anúncio veiculado na Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2120, ano 42, nº27, 8 jul. 2009.Considerando a autoria e a seleção lexical desse texto, bem como os argumentos nele mobilizados, constata-se que o objetivo do autor do texto é
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
A fluidez da linha
O exercício aqui é analisar e estimular a espontaneidade do traço. Ainda que seja necessário seguir o padrão, o aluno estará privado de uma visão crítica, deixando que o corpo trabalhe mais que seu olhar.
Padrões de linha para o exercício de continuidade.
Imagem criada pela autora.
Materiais
- Venda para os olhos, uma para cada criança
- Lápis grafite
- Papel com gramatura pequena
Procedimentos
1.º Distribuir papéis com padrões de linhas – um papel para cada criança.
2.º Pedir aos alunos que observem atentamente os desenhos no papel que receberam.
3.º Com os olhos vendados, lápis em punho e o papel diante de si, o aluno deve seguir o padrão iniciado. Primeiro com a mão esquerda e depois com a mão direita.
4.º Retirar a venda e avaliar a atividade com os colegas.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Cada pessoa tem uma história de vida. Escreva a sua história destacando seus dados pessoais como: nome completo, nome dos pais, local e data onde nasceu, características físicas e preferências.