Script lido pelo professor:
How many erasers? Count, color them and write the number.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ler e crescer
Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar,
enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo
da história. As conquistas tecnológicas e a democratização da educação trazem a esse acervo uma
multiplicação exponencial, que começa a afligir homens e mulheres de várias formas. Com a angústia do
[5] excesso. A inquietação com os limites da leitura. A sensação de hoje ser impossível abarcar a totalidade
do conhecimento e da experiência (ingênuo sonho de outras épocas). A preocupação com a abundância
da produção e a impossibilidade de seu consumo total por meio de um indivíduo. O medo da perda. A
aflição de se querer hierarquizar ou organizar esse material. Enfim, constatamos que a leitura cresceu, e
cresceu demais.
[10] Ao mesmo tempo, ainda falta muito para quanto queremos e necessitamos que ela cresça. Precisa
crescer muito mais. Assim, multiplicamos campanhas de leitura e projetos de fomento do livro. Mas
sabemos que, com todo o crescimento, jamais a leitura conseguirá acompanhar a expansão incontrolável
e necessariamente caótica da produção dos textos, que se multiplicam ainda mais, numa infinidade de
meios novos. Muda-se então o foco dos estudiosos, abandona-se o exame dos textos e da literatura,
[15] criam-se os especialistas em leitura, multiplicam-se as reflexões sobre livros e leitura, numa tentativa de
ao menos entendermos o que se passa, já que é um mecanismo que recusa qualquer forma de domínio e
nos fugiu ao controle completamente.
Falar em domínio e controle a propósito da inquietação que assalta quem pensa nessas questões equivale
a lembrar um aspecto indissociável da cultura escrita, e nem sempre trazido com clareza à consciência:
[20] o poder.
Ler e escrever é sempre deter alguma forma de poder. Mesmo que nem sempre ele se exerça sob a forma
do poder de mandar nos outros ou de fazer melhor e ganhar mais dinheiro (por ter mais informação e
conhecer mais), ou sob a forma de guardar como um tesouro a semente do futuro ou a palavra sagrada
como nos mosteiros medievais ou em confrarias religiosas, seitas secretas, confrarias de todo tipo. De
[25] qualquer forma, é uma caixinha dentro da outra: o poder de compreender o texto suficientemente para
perceber que nele há várias outras possibilidades de compreensão sempre significou poder – o tremendo
poder de crescer e expandir os limites individuais do humano.
Constatar que dominar a leitura é se apropriar de alguma forma de poder está na base de duas atitudes
antagônicas dos tempos modernos. Uma, autoritária, tenta impedir que a leitura se espalhe por todos,
[30] para que não se tenha de compartilhar o poder. Outra, democrática, defende a expansão da leitura para
que todos tenham acesso a essa parcela de poder.
Do jeito que a alfabetização está conseguindo aumentar o número de leitores, paralelamente à expansão
da produção editorial que está oferecendo material escrito em quantidades jamais imaginadas antes, e
ainda com o advento de meios tecnológicos que eliminam as barreiras entre produção e consumo do
[35] material escrito, tudo levaria a crer que essa questão está sendo resolvida. Será? Na verdade, creio que
ela se abre sobre outras questões. Que tipo de alfabetização é esse, a que tipo de leitura tem levado, com
que tipo de utilidade social?
ANA MARIA MACHADO www.dubitoergosum.xpg.com.br
Segundo o texto, as atitudes autoritárias e democráticas em relação à leitura possuem um pressuposto comum.
Esse pressuposto está sintetizado em:
- Biologia | 05. Embriologia
As figuras a seguir representam o processo das clivagens iniciais do desenvolvimento embrionário em três organismos diferentes (I, II e III).
Qual alternativa apresenta a associação correta entre os processos de clivagens e o organismo correspondente?
- Ciências - Fundamental | 06. Sistema Nervoso
(UEPG) A figura abaixo representa um neurônio. Com relação aos números apresentados, assinale a alternativa correta.
Fonte: Biologia - Ensino Médio. Coleção Vitória Régia. Editora Lago, São Paulo, 2005, pag.102
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UFF) O sistema imune apresenta um tipo de célula que passa do vaso sanguíneo para o tecido conjuntivo onde irá exercer sua função de defesa. A célula e a passagem são, respectivamente, identificadas como
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Land of all peoples
Paraná has approximately 10 million inhabitants. It is the 6th most populous state, with 5.6% of the total Brazilian population and 38% of the population of the southern region. Its demographic density is 47.98 inhabitants per km2 .
A melting pot of several ethnic groups, Paraná is known as the "land of all peoples". The state has welcomed immigrants from the most diverse parts of the world: Poles, Italians, Ukrainians, Japanese, Germans, Spaniards, Dutchmen, Frenchmen, Syrians, Lebanese, Englishmen and Israelis.
They have contributed to the state's social and cultural structure, substantially influencing its everyday language, its oral and written literature, its religious celebrations, its cooking habits and many other social activities. To this day, that rich ethnic variety is carefully preserved and even developed further, giving Paraná a rather unique human typology.SECRETARIA DE ESTADO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E ASSUNTOS DO MERCOSUL. Paraná, a state of opportunity.
No trecho extraído de um catálogo informativo sobre o Estado do Paraná, percebe-se que seus autores têm a intenção de: