Pergunte aos colegas de classe quantos e quais animais de estimação eles têm em casa e anote em uma folha à parte. Reúna as informações obtidas e preencha a tabela.
Construa o gráfico com os dados da tabela acima. Escolha uma cor para cada tipo de animal e pinte a legenda.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-Tube) - Cartolina branca - Lápis HB - Lápis de cor - Papéis coloridos variados - Cola - Tesoura
PROCEDIMENTOS - O professor deverá realizar um levantamento sobre as ideias das crianças acerca da dança do baião. - O professor levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos sobre essa linguagem, registrando na lousa as seguintes perguntas: . Vocês já assistiram a um espetáculo de dança? . O que é dança? . Onde as pessoas costumam dançar? . Para que dançamos? . Vocês sabem o nome de algum dançarino ou coreógrafo? . Quais são as danças que vocês conhecem? . O que é preciso para haver dança? . O que movemos quando dançamos? . Como nos movemos? . Onde nos movemos? - O professor deverá passar um vídeo de algumas danças da nossa cultura para as crianças como: xaxado, xote, baião, dando as seguintes orientações. - Durante a apreciação das danças, peça as crianças para observarem e identificarem quem dança, (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam (os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece( se é na rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão vestidas, o que tem nesse lugar onde a dança acontece(cenário), como os dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando? Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=miOILzPPcoc http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo http://www.youtube.com/watch?v=IQvPi2S3aa&feature=fvst - O professor deverá registrar as ideias , sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. - Durante a conversa, deverá ampliar os conhecimentos dos alunos , trazendo informações sobre a diversidade de danças existentes em nosso país, destacando o Brasil como um país com grande diversidade de danças e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do nosso país. - O professor deverá ler um texto sobre o Baião. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bai%C3%A3o_(m%C3%BAsica) https://www.infoescola.com/musica/baiao/ - Em seguida o professor deverá fazer os seguintes questionamentos para as crianças: . O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? . Quem inventou ? . Ao olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos? -Após a explanação feita pelo professor, a proposta desta atividade será para as crianças produzirem um desenho sobre a história do baião, colocando ao final as impressões do grupo sobre essa dança. - Este trabalho deve ser feito em duplas. - Entregar a cartolina para cada grupo . - Pedir para as crianças ocuparem todo o espaço da folha com o desenho. - Instruir os alunos neste momento. - Para dar acabamento neste desenho as crianças deverão usar o lápis de cor ou colagem. - Expor os trabalhos. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
- Geografia | 2. Cartografia
A tabela abaixo apresenta dados sobre três diferentes vôos. Analise-os.
Considerando os diferentes fusos horários do País, assinale a alternativa que apresenta corretamente os horários x, y e z:
- Química | A. Modelos Atômicos
(IFSUL) No interior do tubo da lâmpada fluorescente existem átomos de argônio e átomos de mercúrio. Quando a lâmpada está em funcionamento, os átomos de Ar ionizados chocam-se com os átomos de Hg. A cada choque, o átomo de Hg recebe determinada quantidade de energia que faz com que seus elétrons passem de um nível de energia para outro, afastando-se do núcleo. Ao retornar ao seu nível de origem, os elétrons do átomo de Hg emitem grande quantidade de energia na forma de radiação ultravioleta. Esses raios não são visíveis, porém eles excitam os elétrons do átomo de P presente na lateral do tubo, que absorvem energia e emitem luz visível para o ambiente.
O modelo atômico capaz de explicar o funcionamento da lâmpada fluorescente é
- História
Em 05 julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. “A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes”.(In: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5 edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 308.)
O texto se refere:
- Geografia - Fundamental | B. Problemas no Espaço Urbano Brasileiro
Leia o texto a seguir.
Todos os dias entram 800 veículos novos entram em circulação na cidade de São Paulo. Segundo o urbanista Cândido Malta Campos Filho, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a cidade de São Paulo vai parar até 2013, devido ao número crescente de carros e à falta de espaço nas ruas e avenidas para circulação dos veículos. Medidas, como incentivo ao uso do transporte por fretamento em larga escala, ajudariam a minimizar o caos no trânsito num curto espaço de tempo, apontam especialistas. (adaptado)
Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/planejamento-sao-paulo-vai-parar-em-2012/14678/ Acesso em: 19 de jun. 2012.
Explique as causas do problema urbano apresentado no texto.