(IFSUL) No interior do tubo da lâmpada fluorescente existem átomos de argônio e átomos de mercúrio. Quando a lâmpada está em funcionamento, os átomos de Ar ionizados chocam-se com os átomos de Hg. A cada choque, o átomo de Hg recebe determinada quantidade de energia que faz com que seus elétrons passem de um nível de energia para outro, afastando-se do núcleo. Ao retornar ao seu nível de origem, os elétrons do átomo de Hg emitem grande quantidade de energia na forma de radiação ultravioleta. Esses raios não são visíveis, porém eles excitam os elétrons do átomo de P presente na lateral do tubo, que absorvem energia e emitem luz visível para o ambiente.
O modelo atômico capaz de explicar o funcionamento da lâmpada fluorescente é
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o mapa a seguir.
BRAICK, Patrícia Ramos. Das Cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2000. p. 35
A análise do mapa nos permite concluir que os movimentos migratórios para a América tiveram origem
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir:
“1968: A revolução inesperada
1968 foi o ano louco e enigmático do nosso século. Ninguém o previu e muito poucos os que dele participaram entenderam afinal o que ocorreu. Deu-se uma espécie de furacão humano, uma generalizada e estridente insatisfação juvenil, que varreu o mundo em todas as direções.
“Mas quem tomou as grandes decisões em 1968? Os movimentos mais característicos do 68 idealizaram a espontaneidade e se opuseram à liderança, estruturação e estratégia." - Eric Hobsbawn
Disponível em http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm
Sobre os movimentos sociais que marcaram este período é correto afirmar, EXCETO:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(FUVEST 2017 1ª FASE) Um estudante realizou um experimento para avaliar a reatividade dos metais Pb, Zn e Fe. Para isso, mergulhou, em separado, uma pequena placa de cada um desses metais em cada uma das soluções aquosas dos nitratos de chumbo, de zinco e de ferro. Com suas observações, elaborou a seguinte tabela, em que (sim) significa formação de sólido sobre a placa e (não) significa nenhuma evidência dessa formação:
Solução
Metal
Pb
Zn
Fe
Pb(NO3)2 (aq)
(não)
(sim)
(sim)
Zn(NO3)2 (aq)
(não)
(não)
(não)
Fe(NO3)2 (aq)
(não)
(sim)
(não)
A seguir, montou três diferentes pilhas galvânicas, conforme esquematizado.
Nessas três montagens, o conteúdo do béquer I era uma solução aquosa de CuSO4 de mesma concentração, e essa solução era renovada na construção de cada pilha. O eletrodo onde ocorria a redução (ganho de elétrons) era o formado pela placa de cobre mergulhada em CuSO4 (aq). Em cada uma das três pilhas, o estudante utilizou, no béquer II, uma placa de um dos metais X (Pb, Zn ou Fe), mergulhada na solução aquosa de seu respectivo nitrato.
O estudante mediu a força eletromotriz das pilhas, obtendo os valores: 0,44 V; 0,75 V e 1,07 V. A atribuição correta desses valores de força eletromotriz a cada uma das pilhas, de acordo com a reatividade dos metais testados, deve ser
Metal X
Pb
Zn
Fe
- Física | B. Resistores
(UNIPÊ) Considere um circuito elétrico constituído por uma fonte de tensão ideais U, três lâmpadas com as resistências elétricas iguais a R, 2R e 3R, associados em série e uma chave interruptora. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e considerando-se o comportamento das resistências elétricas das lâmpadas como sendo ôhmico, ao fechar a chave interruptora, a potência dissipada pela lâmpada mais brilhante do circuito é igual a