Qual a relação entre as fases da Lua e os calendários?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 17.1 Hora, Minuto e Segundo
Helena e sua família foram ao zoológico de sua cidade. O zoológico abre às 8h30. Eles chegaram 2 horas depois da abertura do local e ficaram por lá durante 1 hora e 45 minutos.
Marque no relógio os horários de chegada e de saída da família.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Grávida baleada em São Paulo durante assalto tem morte cerebral
A grávida de 25 anos que foi baleada na noite de terça-feira (8) durante um assalto no bairro Parque Munhoz, na zona sul de São Paulo, teve morte cerebral por volta das 15h desta quinta-feira (10). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde da prefeitura.
CRIME
Daniela foi baleada logo após descer de um Ford Fiesta na frente do condomínio em que mora, na rua Osíris de Camargo. Ela foi abordada por dois criminosos em uma moto, que atiraram nela e fugiram sem levar nada. Testemunhas disseram que ela estava deitada abraçada com a bolsa quando foi socorrida.
O marido de Daniela viu o socorro da jovem pela janela do apartamento onde moram. “O tiro foi por pura maldade. Uma mulher no finalzinho da gravidez não oferecia aos bandidos nenhuma ameaça real”, disse Jaime Pimentel Júnior, delegado plantonista do 37o Distrito Policial, no Campo Limpo.
O porteiro de um condomínio próximo ao local onde o crime ocorreu, que pediu anonimato, disse ontem que as câmeras do residencial registraram parte da ação dos bandidos. “A polícia já pegou o material. Dá para ver os homens seguindo o carro dela em uma moto e, depois, um deles passa correndo”, disse ele.
Geraldo Morais, 45, presidente do Conselho de Segurança do Campo Limpo, diz que o bairro é calmo. Na semana passada, sete pessoas foram assassinadas no Campo Limpo, na primeira chacina do ano em São Paulo.
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1212910-gravida-baleada-em-sao-paulo-durante-assalto-tem-morte-cerebral.shtml>. Acesso em: 5 jan. 2013.)
Para cada fragmento extraído do texto, assinale F, se o fragmento apresentar um fato e O, se o fragmento apresentar uma opinião sobre um fato.
( ) “A grávida de 25 anos que foi baleada na noite de terça-feira (8) durante um assalto no bairro Parque Munhoz, na zona sul de São Paulo, teve morte cerebral por volta das 15 h desta quinta- -feira (10).”
( ) “Daniela foi baleada logo após descer de um Ford Fiesta na frente do condomínio em que mora, na rua Osíris de Camargo.”
( ) “’O tiro foi por pura maldade. Uma mulher no finalzinho da gravidez não oferecia aos bandidos nenhuma ameaça real’”
( ) “O porteiro de um condomínio próximo ao local onde o crime ocorreu, que pediu anonimato, disse ontem que as câmeras do residencial registraram parte da ação dos bandidos.”
A alternativa que distingue corretamente fato(s) de opinião(ões) é
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: Na figura, as retas paralelas r e s representam as margens de uma rodovia. Sobre esta rodovia, foi construída a passarela representada na figura.
Enunciado:
Qual é a medida da variável x, em graus?
- Matemática | 14.2 Prisma
Um casal planeja construir em sua chácara uma piscina com o formato de um paralelepípedo reto retângulo com capacidade para 90.000 L de água. O casal contratou uma empresa de construções que apresentou cinco projetos com diferentes combinações nas dimensões internas de profundidade, largura e comprimento. A piscina a ser construída terá revestimento interno em suas paredes e fundo com uma mesma cerâmica, e o casal irá escolher o projeto que exija a menor área de revestimento.
As dimensões internas de profundidade, largura e comprimento, respectivamente, para cada um dos projetos, são:
- projeto I: 1,8 m, 2,0 m e 25,0 m;
- projeto II: 2,0 m, 5,0 m e 9,0 m;
- projeto III: 1,0 m, 6,0 m e 15,0 m;
- projeto IV: 1,5 m, 15,0 m e 4,0 m;
- projeto V: 2,5 m, 3,0 m e 12,0 m.
O projeto que o casal deverá escolher será o
- Língua Portuguesa | 2. Gramática
Pois eu vejo tudo branco, Se calhar a mulherzinha tinha razão, pode ser coisa de nervos, os nervos são o diabo, Eu bem sei o que é, uma desgraça, sim, uma desgraça, Diga-me onde mora, por favor, ao mesmo tempo ouviu-se o arranque do motor. Balbuciando, como se a falta de visão lhe tivesse enfraquecido a memória, o cego deu uma direção, depois disse, Não sei como lhe hei-de agradecer, e o outro respondeu, Ora, não tem importância, hoje por si, amanhã por mim, não sabemos para o que estamos guardados, Tem razão, quem me diria, quando saí de casa esta manhã, que estava para me acontecer uma fatalidade como esta.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. [Fragmento]
O escritor português José Saramago é conhecido pelo seu estilo de escrita, evidenciado no trecho anterior de Ensaio sobre a cegueira, em que aplica um discurso