As bactérias são seres microscópicos que não podemos ver a olho nu, mas que podem estar presentes em vários lugares do nosso cotidiano, como em superfícies, alimentos e até mesmo em nossas mãos. Essas pequenas criaturas podem nos deixar doentes, mas felizmente podemos nos proteger delas através de medidas simples, como lavar as mãos com frequência e manter a higiene em nossas casas e ambientes de convivência.
Por que algumas bactérias podem nos deixar doentes?
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O fragmento da letra da música Capitão de indústria, de Marcos Valle, representa a realidade de parte dos trabalhadores.
Capitão de indústria
Eu às vezes fico a pensar
Em outra vida ou lugar
Estou cansado demais
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer. Eu não vejo além da fumaça
Que passa e polui o ar. Eu acordo prá trabalhar
Eu durmo prá trabalhar
Eu corro prá trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer.
Disponível em:<http://letras.mus.br/os-paralamas-do-sucesso/47931/.> Acesso em: 26 fev. 2014.(Fragmento)
Enunciado:
As relações de trabalho mudaram radicalmente à medida que grandes massas humanas deixaram o campo e se dirigiram às cidades para trabalhar na indústria, uma dessas mudanças foi
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Tinta guache (acrilex) - veja outras possibilidades de tintas na atividade 3 deste banco
• Pincéis
Desenvolvimento:
1. Sobre Jenny Holzer:
Nasceu em Gallipolis, Ohio, EUA. Jenny Holzer cria obras, relacionadas com a arte conceptual dos anos setenta, utilizando a linguagem em que também questiona a sua posse e desdobramento em sociedade. Os trabalhos de Jenny Holzer utilizam as estruturas dos media para fazer passar – quase "clandestinamente" – as suas mensagens para o público. No início, Holzer apresentava os seus aforismos em cartazes colados em locais públicos, frases impressas em t-shirts, e anúncios colocados anonimamente nas ruas de Nova Iorque. Mais tarde, começou a utilizar quadros eletrônicos de informação em locais de grande visibilidade como o Times Square (1982). As instalações que realiza em museus e galerias têm sido geralmente mais subjetivas, em particular Laments na Bienal de Veneza 1990. O caráter provocatório das obras de Holzer não reside apenas nos temas escolhidos. Estes giram em torno de sexo, morte e guerra.
É possivelmente uma das artistas que de forma mais marcante interveio no espaço público e urbano nas últimas décadas, em particular porque assumiu uma forma de confronto e controvérsia – considerando que o espaço urbano moderno era explorado quase unicamente com fins publicitários/comerciais (no domínio da comunicação), Holzer pretendeu que as pessoas começassem a deparar-se também com mensagens escritas imbuídas de forte carga poética, social e mesmo política, veiculada também por um cuidado minimalismo estético, procurando o choque, a comoção e a reflexão.
"A artista usa um tom de autoridade anônima, que inevitavelmente se compara a uma forma de voz divina omnipotente e omnipresente, e que se traduz numa atitude inequivocamente manipuladora, de controle do público – quer esteja num museu, no numa esquina de uma rua –, forçando as pessoas a parar, olhar e pensar. Mais do que isso, essa voz anônima assume-se como um gigantesco ‘dedo sobre a ferida’. E esse é um conceito admirável, uma vez que é uma intrusão violenta no espaço íntimo e secreto de cada indivíduo, forçando-os a um ‘olhar para dentro’ habitualmente desconfortável num espaço quotidiano de rotinas e impessoalidade que é o espaço urbano público".
(Disponível em: http://velvetclub.blogspot.com.br/2008/10/jenny-holzer.html) e (http://velvetclub.blogspot.com.br/2008/10/jenny-holzer.html)
2. Existem 3 vídeos feitos sobre a artista pelo brasileiro Marcello Dantas cujo título diz respeito a uma série desenvolvida por Jenny Holzer com o título “Proteja-me do que eu quero”. Apresente-os aos alunos propondo que cada um deles anote em seu caderno de desenho, frases ou questões abordadas nos vídeos que tenham considerado curiosas ou importantes:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=ReNfFaCHZM0&feature=fvwrel
2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=Prrad2nfeLM
3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=ETHSeBVWq_Y
3. Após assistirem ao vídeo o que é possível dizer sobre a artista? Qual o impacto o trabalho dela provoca no público? Você acredita que a cidade é um espaço aberto para tais reflexões? Por quê?
4. Proponha que os alunos criem frases que possam ser espalhadas pela escola. (Se for possível pintá-las nos locais tanto melhor. Negocie com seu diretor e construa nos alunos a noção de responsabilidade que virá agregada a este trabalho: a de influenciar toda a comunidade escolar. É preciso que valorizem e respeitem todo o processo com maturidade, caso contrário, ninguém na escola o fará.)
Observações:
1. Professor, você poderá deixar para depois dos debates sobre o filme a apresentação do texto sobre a artista.
2. Professor, veja antecipadamente o filme e faça você mesmo suas anotações. Pesquise sobre assuntos citados que você ainda não conhece, por exemplo, arte pública (caso não conheça), pois para liderar este trabalho você deverá prever que o máximo de perguntas feitas pelos alunos possa ser respondida ou orientada. Nada impede também que uma pesquisa sobre as dúvidas sejam feitas de forma coletiva e apresentada na aula seguinte do filme ou até mesmo anterior a ele.
3. Não se esqueça de desenvolver previamente em sala de aula as frases que serão escritas na escola pelos alunos, inclusive promovendo um rascunho em papel kraft, por exemplo. O trio escolhe o local, mede, recorta o kraft na medida desejada, executa o rascunho e só depois transfere o rascunho para o local. Proponha esta atividade em trio.
Referências:
Sobre a artista e sua exposição no Brasil em 2000:
Disponível em: http://www.estadao.com.br/arquivo/arteelazer/2000/not20001120p6360.htm
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(UEMA) A bola de futebol evoluiu ao longo do tempo e, atualmente, é um icosaedro truncado, formado por 32 peças, denominadas de gomos e, geometricamente, de faces. Nessa bola, 12 faces são pentágonos regulares, e as outras, hexágonos, também regulares. Os lados dos pentágonos e dos hexágonos são iguais e costurados. Ao unirem-se os dois lados costurados das faces, formam-se as arestas. O encontro das arestas formam os vértices. Quando cheio, o poliedro é similar a uma esfera.
O número de arestas e o número de vértices existentes nessa bola de futebol são, respectivamente,
Pode ser utilizado o Teorema de Descartes-Euler,A+2=V+F - Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
10. Ya conoces a estas personalidades pero, ¿te acuerdas las nacionalidades de ellos?
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Observe a imagem.
A imagem mostra um avanço tecnológico da vida contemporânea em muitos detalhes, mas principalmente em relação: