[...] A autoestima pode ser definida como a qualidade de quem se reconhece como realmente é e valoriza a si mesmo, sua história, suas qualidades, competências e a forma de pensar e agir. Tanto no âmbito pessoal como profissional, é fundamental desenvolver a autoconfiança, a automotivação e desenvolver uma postura mais positiva em relação à vida.
Pessoas com autoestima equilibrada se relacionam melhor, têm mais atitude e são mais decididas, pois se sentem mais capazes de superar e vencer os desafios. O autoconhecimento ajuda na construção da autoimagem e, dependendo das influências recebidas pelo indivíduo, sua estima pode ser positiva ou negativa.
“Eu sou capaz/incapaz; Eu mereço sucesso/não mereço; Eu sou bonito/sou feio; Eu sou inteligente/eu sou burro”. Pensamentos como esses permeiam a mente dos indivíduos, de acordo com a situação de sua autoestima. Desse modo, a pessoa pode enxergar-se como alguém especial, ou como alguém que é inferior aos demais.
Essas crenças geralmente são provenientes dos estímulos recebidos dos pais, amigos, familiares e professores, desde a infância até a vida adulta. Quando o indivíduo passa a acreditar que esses estímulos recebidos realmente correspondem a quem ele é, cria uma determinada imagem — positiva ou negativa — de si mesmo, passando a guiar sua vida a partir dela.
Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-de-dinamicas-de-autoestima/>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Por meio da análise do texto, peça aos alunos que elaborem um texto sobre a importância de trabalhar a autoestima.
- Adote um estilo de vida mais positivo, associe as imagens com a identificação das ações para melhoria da autoestima.
Disponível em: <http://st.hujiang.com/topic/165975691261/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
( ) Coma uma dieta saudável. ( ) Separe um tempo para cuidar de si mesmo. ( ) Faça mais exercícios.
( ) Gaste tempo na sua higiene e na sua apresentação. ( ) Cerque-se de pessoas positivas.
- Atividade para melhorar a autoestima.
Como realizar: Solicite que os alunos peguem uma tira de papel (tamanho suficiente para registrar uma mensagem) e escrevam nela, com letras grandes e bem no centro da tira, seu nome e sua principal característica que necessita de melhoria. Em seguida, divida a turma em duplas e oriente a troca das tiras de papel entre os participantes da dupla. Posicione os componentes da dupla um de frente para o outro. Cada aluno exibirá a característica de seu companheiro que necessita de evolução e falará mensagens de incentivo (como “você é forte” ou “você é capaz”). Diga aos alunos que olhem fixamente em suas características registradas na tira. Peça que as tiras de papel sejam rasgadas pelos seus donos, para que as características sejam superadas e a insegurança seja vencida. Passe com uma caixinha recolhendo os resíduos. Distribua novas tiras de papel para que os alunos escrevam mensagens para eles mesmos, mostrando suas qualidades e capacidade de mudança. O gesto de rasgar o papel é simbólico, a pessoa está vencendo seu medo e passa a sentir-se mais capaz. Com os resíduos produzidos faça um bola de meia e finalize a atividade com uma brincadeira de roda e música, todos em círculo jogando a bola de meia uns para os outros, sempre aumentando a velocidade e a bola não pode cair.