(FMP) A internet e os direitos autorais
1A internet e outras tecnologias mudaram a rotina das famílias, a vida social e até a sua percepção do mundo. Distâncias parecem menores, a ideia de privacidade está em questão, e os relacionamentos amorosos ganharam nova dimensão. De forma tão 2avassaladora, que 3quem não participa das redes sociais em algum momento pode se sentir excluído ou 4desinformado.
5A transformação trazida pela tecnologia, no entanto, não pode ser confundida com ruptura com tudo o que havia antes. 6Os critérios para avaliar um livro continuam os mesmos, não importa se em e-book ou edição de capa dura; 7a relação custo-benefício de uma compra ainda precisa ser pensada com critério, seja em e-commerce ou loja de shopping; 8e o cuidado com a publicação de uma notícia, o que inclui a sua correta apuração e a clareza do texto, deve ser o mesmo em site ou jornal de papel.
9O mesmo raciocínio se aplica à propriedade 10intelectual de músicas, textos, filmes e quaisquer outras obras, que ganham novas formas de exposição com a internet, mas continuam a ter donos. Da mesma maneira que antes do 11aparecimento das mídias digitais. 12Infelizmente, não é dessa forma que parecem pensar grandes empresas internacionais da internet, que brigam na Justiça com a União Brasileira das Editoras de Música e 13impedem assim o pagamento aos filiados à entidade dos valores relativos à exibição de seus trabalhos nos canais de áudio e vídeo. É uma situação 14inadmissível, que já dura muitos meses.
15O respeito aos direitos autorais na era da internet é questão 16vital porque o mercado de CDs só faz encolher. 17As novas mídias representam a perspectiva de trabalho para os criadores a longo prazo. É 18necessário assegurar a sua adequada 19remuneração e, por extensão, os recursos para que a produção musical se sustente a longo prazo. 20A agilidade e a 21onipresença da rede podem – e devem – servir para trazer mais recursos ao compositor, e não o contrário.
22Empresas 23jornalísticas, no Brasil e no mundo, também já viram o conteúdo da imprensa profissional ser divulgado na internet sem contrapartida alguma ignorando os altos custos de produção da notícia. No Brasil, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) proíbe, por notificação judicial, que se reproduza a íntegra dos textos dos 24associados.
25Se as novas tecnologias facilitam o 26entretenimento e aumentam a oferta de bens culturais a consumidores no mundo 27inteiro, elas são bem-vindas. Mas isso não pode acontecer à custa do 28sagrado direito autoral.
Rio de Janeiro, O Globo, Opinião, 23 abr. 2015, p.16. Adaptado.
A relação lógica estabelecida pela expressão em destaque, nas frases do texto, está explicitada adequadamente entre colchetes em: