- Complete the questions with a questions word from the interview with an exchange student.
- And then match the questions with their answers.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
O cântico da terra
Eu sou a terra, eu sou a vida.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
CORALINA, C. Textos e contextos: poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 1997 (fragmento).
No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema de Cora Coralina valoriza a relação entre
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Máquina fotográfica.
- Folhas de papel sulfite para desenho. (Uma por aluno).
- Lápis grafite e borracha.
- Lápis de cor. (Não obrigatório).
- Folhas de papel vegetal. (Uma por aluno).
- Materiais necessários para a montagem da criação coletiva. (A decidir com os alunos).
Procedimento
1 º.Iniciar a aula debatendo com os alunos sobre o lugar das obras de arte. Mostre aos alunos imagens de obras de arte em lugares inusitados, como praças, dentro de lagos ou no mar, penduradas nas janelas dos lugares, nos muros, na rua e etc. Peça a eles que busquem imagens também, em uma pesquisa para a próxima aula.
2 º.Na aula seguinte, leia para os alunos sobre a Land Art. Tire todas as dúvidas e proponha a atividade, que será feita com o grupão. Leve os alunos para darem uma volta pela escola e observarem um local interessante, onde eles poderiam instalar um trabalho artístico no estilo da Land Art.
3 º.Coloque o local em votação. Decidido, peça que observem o lugar com atenção, para que consigam fazer um desenho de observação dele. Se puder, providencie umas pranchetas ou um caderno de capa dura para que as crianças fiquem sentadas e façam o desenho. Colorir é opcional.
4 º.Em sala de aula, dê para cada aluno uma folha de papel vegetal. Peça a eles que sobreponham o desenho que fizeram e que insiram somente na folha de vegetal, um ou mais objetos que gostariam de colocar ali, mas esses objetos não podem “combinar” com o local, devem ser inusitados, para fazer sentido para eles, mostre novamente obras de Land Art que utilizaram a técnica que você está trabalhando com os alunos.
5 º.Recolha as folhas desenhadas e o papel vegetal de cada aluno. Exponha para a votação em uma apenas, pois o grupo inteiro fará apenas uma intervenção no local. Preparem o material sugerido no trabalho vencedor e mãos à obra.
6 º.Peça a autorização da direção para fazer a interferência. Fotografe e deixe que as pessoas apreciem o que fizeram. Prepare seus alunos para conseguirem explicar aos visitantes o que fizeram e o que significa Land Art.
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
11. Pesquisando curvas
Materiais
- Computadores para pesquisa;
- Projetor.
Atividade
1 - Divida a sala em grupos de quatro alunos.
2 - Cada grupo deverá pesquisar as imagens da matéria Zuleta: una pequeña localidad de Ecuador que preserva la tradición del bordado a mano. Fonte: Agencia de Noticias Andes.
Disponível em: <http://www.andes.info.ec/es/noticias/zuleta-pequena-localidad-ecuador-preserva-tradicion-bordado-mano.html?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=facebook&utm_source=socialnetwork>. Acesso 08 jun. 2016.
3 – Por meio de uma pesquisa de imagens, os grupos deverão comparar a produção das artistas andinas com exemplos do bordado brasileiro, tais como os bordados do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha ou de outras regiões do país.
4 - Eles deverão apresentar as imagens para a turma e, ao fim, debater acerca do resultado da pesquisa.
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Enunciado:
Todo ano os planos de saúde reajustam os valores cobrados de seus associados. Em 2014, um plano de saúde fará um reajuste de 8,5% nos valores de seus planos. Sendo V o valor atual do plano e N o novo valor após o reajuste, escreva a expressão algébrica que permite calcular o valor de N a partir do valor V.
- Inglês - Fundamental | 01. Saudações/Palavras Mágicas (Greetings)
Complete the dialogue in the balloon.