O cântico da terra
Eu sou a terra, eu sou a vida.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.
E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranquilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
CORALINA, C. Textos e contextos: poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 1997 (fragmento).
No contexto das distintas formas de apropriação da terra, o poema de Cora Coralina valoriza a relação entre
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
The six-year molars.
The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
Módulo do Ensino Integrado: Fundamental, Médio, Profissional - DCL.
O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados:
- Física
Na figura abaixo, a mola M os fios e a polia possuem inércia desprezível e o coeficiente de atrito estático entre o bloco B de massa 2,80kg e o plano inclinado é =0,50
O sistema ilustrado se encontra em equilíbrio e representa o instante em que o bloco B está na iminência de entrar em movimento descendente. Sabendo-se que a constante elástica da mola é K=350N/m nesse instante, a distensão da mola M em relação ao seu comprimento natural é em cm de
Dados: g=10 m/s2. sen=0,80 cos=0,6
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Correlacione cada reação indicada na coluna 1 com o produto que deve ser formado nesta, indicado na coluna 2.
Coluna 1
Coluna 2
1. Reação de desidratação intramolecular do etanol com ácido sulfúrico.
( )
2. Reação do etino (acetileno) com água em ácido sulfúrico e íons mercúrio II.
( )
3. Reação do etanol com ácido etanoico, catalisada por ácido sulfúrico.
( )
4. Reação de hidratação do eteno, catalisada por ácido.
( )
5. Reação de desidratação intermolecular do etanol em ácido sulfúrico a aproximadamente 140ºC
( )
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. O termo Cidade-estado aplica-se a toda cidade que se autogoverna, sem o auxílio ou intervenção de um ente baseado em outro centro político e administrativo. A estrutura de governo da cidade-estado foi muito utilizada na antiguidade, onde a população humana sedentária ainda era reduzida, e a noção de governo e composição para a formação de um estado ainda eram noções bastante abstratas. Assim, a maioria das cidades possuía seu próprio monarca, sua própria religião e uma classe própria de governantes. Disponível em:<http://www.infoescola.com/geografia/cidade-estado/>. Acesso em: 22 out. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Diante desta afirmação:
A) Indique as características de uma cidade-estado..
B) Explique por que no Brasil não existem cidades-estado.
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
É impossível colocar em série exata os fatos da infância porque há aqueles que já acontecem permanentes, que vêm para ficar e doer, que nunca mais são esquecidos, que são sempre trazidos tempo afora, como se fossem dagora. É a carga. Há os outros, miúdos fatos, incolores e quase sem som − que mal se deram, a memória os atira nos abismos do esquecimento. Mesmo próximos eles viram logo passado remoto. Surgem às vezes, na lembrança, como se fossem uma incongruência. Só aparentemente sem razão, porque não há associação de ideias que seja ilógica. O que assim parece, em verdade, liga-se e harmoniza-se no subconsciente pelas raízes subterrâneas − raízes lógicas! − de que emergem os pequenos caules isolados − aparentemente ilógicos! só aparentemente! – às vezes chegados à memória vindos do esquecimento, que é outra função ativa dessa mesma memória.
Pedro Nava, Baú de ossos.
(FUVEST 2006 1ª FASE) O valor sintático-semântico do vocábulo sublinhado no trecho “Há os outros, (...) que mal se deram”, corresponde ao do mesmo termo em: