Uma das etapas do tratamento da água para consumo consiste na adição de cal viva e de sulfato de alumínio à água a ser tratada. Essas substâncias reagem conforme a equação química não balanceada a seguir:
Ca(OH)2(aq) + Aℓ(SO4)3(aq) Aℓ(OH)3(s) + CaSO4(aq)
O hidróxido de alumínio formado na reação tem a função de agregar as impurezas sólidas contidas na água, formando bolas que se depositam no fundo dos tanques e são retiradas, ficando apenas água limpa. Com base nessas informações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UEFS) Com objetivo de comprovar a Lei de Conservação das Massas em uma reação química — Lei de Lavoisier —, um béquer de 125,0mL, contendo uma solução diluída de ácido sulfúrico, H2SO4(aq), foi pesado juntamente com um vidro de relógio, contendo pequena quantidade de carbonato de potássio, K2CO3(s), que, em seguida, foi adicionado à solução ácida.
Terminada a reação, o béquer com a solução e o vidro de relógio vazio foram pesados, verificando-se que a massa final, no experimento, foi menor que a massa inicial. Considerando-se a realização desse experimento, a conclusão correta para a diferença verificada entre as massas final e inicial é
- História
"No Oriente Médio, em uma península árida banhada pelo Oceano Índico e pelo mar Vermelho, nasceu em 630 o Islão, como resultado das guerras santas empreendidas por Maomé. Em pouco tempo, se expandiria por extenso território, conquistando terras na Ásia, na África e na Europa (...). Em terras do Islão, era difícil separar o Estado da religião (...), dos que acreditam em um só deus e obedecem a um só chefe, Maomé, e a seus sucessores, os califas."
PILETTI e ARRUDA. "Toda a História". 8. ed São Paulo: Ática, 2000 p.114.
Sobre o Islamismo, pode-se afirmar que
I - resultou na defesa da organização de um Estado teocrático e militarizado.
II - a expansão islâmica difundiu a cultura árabe, enriquecendo o patrimônio cultural e técnico ocidental, como os equipamentos náuticos utilizados nas Grandes Navegações europeias dos séculos XV e XVI.
III - surgiram os fundamentalistas islâmicos dentro da facção xiita que, além de desprezarem os valores do Ocidente, defendiam a utilização de ações violentas e a "guerra santa" em seus extremos, com o fim de criar um Estado muçulmano.
Está(ão) correta(s)
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(FUVEST 2011 1° FASE) Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos.
Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Para evitar novos flagelos
Os eventos extremos de curta duração, como as chuvas intensas que caíram sobre São Paulo e outras cidades brasileiras com suas trágicas consequências, vão se intensificar com as mudanças climáticas em curso há algumas décadas. “Na década de 1930 e, se formos um pouco mais atrás no tempo, no século XIX, não ocorriam tantos eventos extremos de chuva como acontecem hoje na cidade de São Paulo”, diz Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Isso é mudança climática, não necessariamente provocada pelo aquecimento global”, ressalta. O mais provável é que a maior parte dessa mudança climática tenha origem na própria Região Metropolitana de São Paulo.
Dinorah Ereno Adaptado de revistapesquisa.fapesp.br, 26/05/2010.
Considerando a dinâmica ambiental de grandes metrópoles, como São Paulo, as circunstâncias locais para a elevação do índice de chuvas apontada no texto estão relacionadas ao fenômeno de:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.
FERES JR., J.; POGREBINSCHI, T. Teoria política contemporânea: uma introdução. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)