De acordo com as leis brasileiras, as crianças:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(FUVEST) A questão racial parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo.
Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais, mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente.
Esse é o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.
Octavio Ianni. Dialética das relações sociais. Estudos avançados, n. 50, 2004.
As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de anterioridade e contiguidade são:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Músculos impossíveis e invejáveis
Claramente, nas últimas duas décadas, constituiu-se uma cultura masculina da modificação corporal. Por que não aplaudir? Pessoalmente, levanto ferro há 35 anos e acho ótimo tanto para a saúde quanto para o humor. Então qual é o problema?
Acontece que uma parte não negligenciável dos malhadores não encontra saúde nenhuma. Só nos Estados Unidos, as pesquisas mostram que, para quase 1 milhão deles, a insatisfação com seu corpo deixa de ser um incentivo e transforma-se numa obsessão doentia. Eles sofrem de uma verdadeira alteração da percepção da forma de seu próprio corpo. Por mais que treinem, “sequem” e fiquem fortes, desenvolvem preocupações irrealistas, constantes e angustiadas de que seu corpo seja feio, desproporcionado, miúdo ou gordo etc. Passam o tempo verificando furtivamente o espelho. São as primeiras vítimas do uso desregrado de qualquer substância que prometa facilitar o crescimento muscular.
CALLIGARIS, C. Folha de S. Paulo, 8 fev. 2001 (fragmento).
O modelo de corpo perseguido pelos sujeitos descritos no texto possui como característica principal o(a)
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIT)
Materiais e objetos de plástico se tornam quebradiços quando expostos de forma prolongada à luz solar porque absorvem radiação ultravioleta. Em decorrência desse efeito, durante a fabricação recebem uma carga de estabilizantes, a exemplo da substância I, que, ao absorver os raios ultravioleta, se transforma na substância química II, que, por sua vez, libera energia e volta à forma inicial I. Desse modo, o material plástico é protegido da radiação ultravioleta e tem o tempo de validade prolongado, sem se tornar quebradiço.
A partir dessas informações sobre o sistema formado pelo material plástico e o estabilizante, e com base nos conhecimentos de química orgânica, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Em 1954, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução aconselhando os países a escolherem um dia para celebrar a infância. Em 20 de novembro de 1959, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a Declaração dos Direitos das Crianças, e essa data passou a ser usada por muitos países para celebrar o Dia das Crianças. Ainda foi criado , ao longo dos anos , o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Convenção dos Direitos da Criança.
Enunciado:
Na sua opinião, por que foi necessário criar tantos documentos sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes?
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia o texto a seguir de Luis XV, rei da França, publicado em 1766.
É somente na minha pessoa que reside o poder soberano ... é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei, e que lhes é permitido advertir-me o que é do dever de todos os úteis conselheiros; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação, de que se pretende ousar fazer um corpo separado do Monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente em minhas mãos.
Disponível em: <http://www.usinadeletras.com.br>. Acesso em: 21 set. 2012.
O texto confirma os pressupostos absolutistas segundo os quais